Os 60 anos da Junior Chamber Internacional (JCI) de Rio do Sul, organização internacional que tem como missão proporcionar oportunidades de desenvolvimento que preparem jovens a criar impacto positivo, foram homenageados em sessão solene da Assembleia Legislativa na noite da última sexta-feira (27). A solenidade proposta pelo deputado Jerry Comper (MDB) foi realizada no Clube de Caça e Tiro Dias Velho, no bairro Laranjeiras, reunindo lideranças da organização do Alto Vale do Itajaí.
Jerry Comper destacou que recebeu com grande alegria a oportunidade de homenagear os 60 anos da JCI de Rio do Sul. “Primeiro, por poder neste momento oportuno, estar como deputado estadual. Sou grato a essa região e essa cidade por nos ter colocado lá, no Parlamento, por estar representando e, com os demais parlamentares, fazendo a nossa parte e por poder fazer algo em agradecimento às pessoas que se dedicaram e ainda se dedicam a essa associação. Segundo, por fazer parte da comemoração do Jubileu de Diamante dessa organização que tanto faz pela nossa comunidade de Rio do Sul e por todo Alto Vale do Itajaí.”
O parlamentar salientou ainda a trajetória da JCI de Rio do Sul. “São 60 anos de fundação e mais do que isso, são 60 anos de uma história de sucesso, promovendo ações voltadas em fazer o bem para as pessoas.” A organização educacional realiza treinamentos de liderança positiva em jovens de 18 a 40 anos. A entidade conta com mais de 200 mil jovens, em 110 países e territórios, com unidades espalhadas em mais de 6 mil comunidades, contribuindo com toda sociedade e oportunizando mais conhecimento aos seus membros.
Na região do Alto Vale do Itajaí, a JCI desenvolve inúmeros projetos sociais, dando apoio e aprimoramento através da redação, apresentação artística e oratória, permitindo mais oportunidades ao capacitar os jovens. O deputado Jerry Comper enfatizou a importância da homenagem “É uma honra fazer parte da homenagem a essa organização que com seus ensinamentos transforma a vida desses jovens e de todos nós”.
Falando em nome dos homenageados, um dos fundadores da JCI de Rio do Sul e presidente no ano de 1964, Rodolfo Marzall Filho salientou a missão da organização. “A nossa missão é proporcionar oportunidade de desenvolvimento que prepare os jovens a criarem mudanças positivas. É o que o nosso capítulo Junior vem praticando nestes 60 anos de caminhada.” A JCI de Rio do Sul atualmente é a maior organização local da entidade no Brasil e, também, a mais antiga com atividades ininterruptas.
Homenageados
1 – Junior Chamber International (JCI) de Rio do Sul, representada pela presidente Natália Caroline Feifarek;
2 – Rodolfo Marzall Filho, fundador da JCI de Rio do Sul e presidente no ano de 1964;
3 – Idalgo Nascimento, fundador da JCI de Rio do Sul;
4 – Osmar Peters, presidente da JCI de Rio do Sul em 1979;
5 – Arno Nardelli, presidente da JCI de Rio do Sul em 1981;
6 – Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), representado pelo reitor, Alcir Teixeira;
7 – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), representado pelo presidente, José Constante;
8- Junior Chamber International Brasil, representado pelo presidente, Marco José Poffo;
9 –Marco José Poffo, presidente JCI de Rio do Sul em 2017 e presidente nacional em 2021;
10 – Presidente JCI de Rio do Sul, Natália Caroline Feifarek;
11 – Jean Pier Xavier de Liz, presidente JCI de Rio do Sul em 2005 e presidente nacional em 2011;
12 – Nilberto Ari Lehmkuhl, presidente da JCI de Rio do Sul em 1993 e presidente nacional em 1996;
13 – Claudinei Roberton da Silva, presidente da JCI de Rio do Sul em 2011;
14 – JCI de Ibirama, representada pelo presidente, Cristiano Blanck;
15 – JCI de Ituporanga, representada pelo presidente, Alisson Yuri Schereiber;
16 – Senado JCI Brasil, representada pelo presidente Gilson Metz;
17 – Coordenadora do Projeto 60 anos JCI de Rio do Sul, Karoline Morhmann Poffo;
Homenagem a personalidades in memoriam
18 _ Donato Ramos, fundador da JCI de Rio do Sul e presidente em 1962, representado pela viúva, Dalila Ramos;
19 – Wigang Kruger, fundador da JCI de Rio do Sul e presidente em 1971, representado pelo filho, Ivan Kruger;
20 – João Antônio dos Santos, fundador da JCI de Rio do Sul e presidente em 1970, representado pela viúva, Naldir dos Santos.
Fonte: Ney Bueno / Agência AL