A apresentação do projeto Escola do (Im) Possível, em 2021, na COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Glasgow, na Escócia, ampliou a visibilidade dessas ações de educação ambiental desenvolvidas na rede municipal de ensino de São José.

A iniciativa – que combina educação, cultura e tecnologia em uma aventura dos estudantes para salvar o planeta – encantou os gestores de Glasgow, que iniciarão o projeto em quatro escolas municipais no segundo semestre.

Com o objetivo de trocar experiências, aprendizagens e expectativas sobre o projeto, os participantes do Brasil e da Escócia se reuniram em um encontro on-line. “Esse primeiro encontro foi maravilhoso. Inaugurou a colaboração entre os envolvidos nos dois países e fortalece as práticas pedagógicas para que os profissionais de educação se apropriem dessa metodologia transdisciplinar para continuarem nessa abordagem, independente da Escola do (Im) Possível”, destacou a idealizadora do projeto e diretora da Platô Cultural, Francine Kliemann.

Na prática educacional, o projeto-piloto veio também repleto de desafios para vincular os aprendizados em educação ambiental com o plano de aula. “Os encontros semanais da Escola do (Im) Possível despertam muito a atenção dos estudantes em razão da ludicidade. Aproveitamos para trabalhar assuntos relacionadas em geografia, história, português nos demais dias da semana e foi muito produtivo”, contou a professora do 3º ano do CEM Santa Terezinha, Glaucia Schmitt.

Por aqui, o projeto foi expandido neste ano com a participação de cinco turmas, no total, do Centro Educacional Municipal (CEM) Santa Terezinha e da Escola de Ensino Fundamental Califórnia, ambos no bairro Forquilhas. Para o próximo semestre, há previsão de sejam 12 turmas em quatro unidades escolares.

“A certeza da relevância do projeto se percebe no entusiasmo dos alunos a cada encontro. Interessante também que a proposta não se limita à escola, já que ao final os pais e a comunidade escolar visitam a unidade e ouvem a experiência das crianças para todos se engajarem no cuidado com o planeta, causando um impacto social da aprendizagem que rompe os muros da escola. Por ser tão maravilhoso esse projeto, que a Secretaria de Educação ampliou a iniciativa para mais turmas e unidades escolares”, explanou a diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação e ex-diretora do CEM Santa Terezinha, Luciana Muniz Farias.

O projeto Escola do (Im) Possível é uma realização da Platô Cultural, em colaboração com ITAC (International Teaching Artists Collaborative) e The Necessary Space (Reino Unido), financiado pelo British Council Internacional Collaboration Grants e em parceria com a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Participaram do encontro representantes das instituições e escolas envolvidas. Um próximo encontro Brasil-Escócia está programado para o dia 22 de junho.