Foto: Divulgação

Graziele Ventura Koerich Rodrigues, egressa do Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) venceu o Prêmio Anegepe de Tese em Gestão de Pequenas Empresas, promovido pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). O resultado foi anunciado nesta quinta-feira, 30.

Ela ficou com o primeiro lugar com a tese “Relação da inovação frugal, capacidade absortiva e desempenho organizacional em pequenas e médias empresas”, orientada pelo professor Éverton Cancellier. O trabalho foi defendido em fevereiro de 2020, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis. 

A premiação da Anegepe é dividida em duas categorias, uma para teses sobre empreendedorismo e outra sobre gestão de pequenas empresas – vencida por Graziele. Em segundo e terceiro lugares, ficaram os trabalhos de Pablo Peron de Paula e Simone Gelmini Araújo, ambos com teses defendidas na Universidade de Brasília (UnB).

Tese

A pesquisa buscou analisar o desempenho de pequenas e médias empresas em mercados de países emergentes – que estimulam a demanda por soluções de baixo custo – e a relação desse desempenho com dois fenômenos. Um deles é a habilidade das empresas para reconhecer o valor de um novo conhecimento e aplicá-lo em fins comerciais (capacidade absortiva).

O outro é a chamada inovação frugal, em que produtos e serviços são criados ou redesenhados para consumidores de renda entre baixa e média. “É uma nova forma de inovação voltada a potenciais clientes que estão fora do interesse de empresas, em virtude de seu baixo poder aquisitivo e de suas necessidades distintas”, explica a pesquisadora.

O estudo conclui que há uma relação positiva entre esses três fatores (a capacidade de absorver e usar conhecimento novo, a inovação voltada para consumidores de baixa renda e o desempenho das empresas). A inovação frugal tem um efeito mediador entre a capacidade absortiva e o desempenho organizacional das pequenas e médias empresas nestes mercados.

ASSISTA AO VÍDEO: