A Polícia Militar de Santa Catarina (PMA) comemorou nesta manhã de sexta-feira, 22, na sede do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA) em Florianópolis, os 32 anos de criação da unidade especializada. Na mesma solenidade, ocorreu também a formatura do Curso de Especialização em Policiamento Ambiental (CEPA).
As atividades de policiamento ambiental na PMSC iniciaram na década de 1990, com a criação da Companhia de Polícia Florestal. Com o tempo, as suas atribuições foram aumentando e logo passou a denominar-se “Companhia de Polícia de Proteção Ambiental Dr. Fritz Müller”, em homenagem ao pai da ecologia catarinense.
Nos anos 2000, suas atividades estavam expandidas por todo o território catarinense, pela implantação da guarnição especial de Polícia Militar Ambiental. E dez anos depois a guarnição especial foi elevada à categoria de batalhão.
Em 2016 foi criado um grande comando dessa especialidade de policiamento. Com ele, surgiram seus dois batalhões, sendo um em Florianópolis e o segundo em Chapecó.
Ao completar o seu trigésimo segundo aniversário, a Polícia Militar Ambiental conta com um efetivo cada vez mais especializado, viaturas mais modernas e adequadas ao terreno em que atuam, além de embarcações e materiais de apoio. Atualmente, o Comando de Polícia Militar Ambiental realiza operações com a tecnologia de drones e georreferenciamento.
Já o Curso de Especialização em Policiamento Ambiental teve como objetivo especializar e aperfeiçoar os policiais militares da PMA, em conhecimentos avançados, teóricos e práticos, para que possam agregar novas informações e atuar de forma mais eficiente e segura, nas ações de policiamento ostensivo ambiental. Com 37 alunos aprovados, o curso teve a duração de 425 horas/aulas, distribuídas em 19 disciplinas.
Texto e imagens: Marcelo Passamai – CCS/PMSC