O menino de 7 anos que engoliu um apito, em Navegantes (SC), teve a morte cerebral confirmada ontem à noite em um hospital em Itajaí, cidade vizinha. A família de Matheus Rodrigo de Oliveira decidiu autorizar a doação de órgãos do garoto.

Bastante abalada, Tiele Costa de Oliveira, mãe do menino, contou ao UOL, que inicialmente não queria fazer a doação, na esperança de ainda ter o menino consciente. Após uma reunião com o restante da família, ficou decidido que os órgãos seriam doados.

O tio do menino, irmão de Tiele, morreu de leucemia à espera de um doador compatível de medula óssea. Da mesma forma que a gente já esperou por uma doação; com a possibilidade de doar e salvar outras vidas, pensamos em dar mais conforto [para quem vai receber os órgãos].

Tiele Oliveira, mãe de Matheus As córneas, os rins, e o fígado, que foi para o Rio de Janeiro, já foram doados. Até o fim da tarde de hoje, a família ainda aguardava o corpo do filho no Instituto Médico Legal para realizar o velório e o sepultamento. Ele era o segundo mais novo entre quatro irmão.

Giorgio Guedin