Considerado um dos maiores programas de capacitação para microempreendedores individuais do Brasil, o Salto Floripa realizou na noite da última segunda-feira (25), na Capital, sua aula inaugural. Implantado pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com o Sebrae/SC, a iniciativa oferece aulas gratuitas aos 105 participantes que, a partir de agora, terão acesso a diferentes conteúdos sobre empreendedorismo, gestão e negócios. A abertura do cronograma de trabalho contou com as participações do secretário municipal Juliano Pires (Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico), da superintendente Ana Paula Reusing Pacheco (Desenvolvimento Econômico) e do coordenador Luiz Carlos Padilha (Casa do Empreendedor).
Para o secretário Juliano Pires, além de impactar diretamente na vida das pessoas, o programa é uma importante estratégia da administração municipal quando o assunto é a economia local. “Quando um microempreendedor cresce, cresce também a geração de emprego e a renda das pessoas. Ganha-se ainda com a inovação: novas ideias, novos produtos e novas soluções surgem o tempo todo e um dos nossos papéis é incentivar estes empreendedores”, disse o secretário.
As aulas são semanais e ocorrem às segundas-feiras, às 19h, até o dia 26 de setembro, no prédio do Sebrae/SC, na SC-401, em Florianópolis. Segundo o cronograma de trabalho, estão previstas a realização de oficinas, workshops e mentorias personalizadas. Os participantes aprenderão sobre empreendedorismo, gestão e crescimento de negócios. As inscrições abriram no dia 22 de junho, de forma gratuita, e fecharam em 17 de julho.
Conheça o Salto Floripa
O Programa Salto Floripa é uma experiência de imersão desenvolvida pelo Sebrae/SC e pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da iniciativa Cidade Empreendedora, que visa impulsionar o gestor público à direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do município em meio ao ambiente de negócios.“O microempreendedor é um dos vetores mais eficientes de mudança da economia local”, ressalta o prefeito Topázio Neto.
Em 2021, ainda com aulas realizadas de forma virtual, a turma teve 132 MEIs inscritos, dos quais 54% declararam ter percebido aumento médio de faturamento mensal em cerca de R$1.310,10. Ao total, foram criados 23 novos empregos e gerados 292 novos clientes.
“Este é o tipo de iniciativa que une o setor público, privado e a população. Ainda estamos avançando na retomada econômica, e o momento pede por novos empreendedores que possam trazer ideias inovadoras a partir de um conhecimento adquirido de forma gratuita. O diferencial do Salto Floripa é a capacidade de estimular trabalhadores ‘feitos em casa’, e que nos trazem boas expectativas”, comenta a superintendente de Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Ana Paula Reusing Pacheco.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ P.MF