Nos últimos anos, a implantação da árbitragem de vídeo no Brasil, popularmente conhecida como “VAR”, se tornou pauta central de discussões quando o assunto é futebol. As polêmicas acerca da aplicação da tecnologia no futebol são recorrentes.
Utilizado em larga escala desde 2019, quando foi implementado no Campeonato Brasileiro da Série A, o VAR atualmente está na Copa do Brasil, a partir das oitavas de final, bem como na Série B e em diversos Campeonatos Estaduais.
Na Série C desde a temporada 2021, a torcida do Figueirense não está acostumada a lidar com a árbitragem de vídeo nos jogos do seu time, afinal o VAR foi implementado na Série B somente no segundo turno de 21.
VAR em jogos do Figueirense
O fato ocorreu apenas uma vez, na final do Campeonato Catarinense de 2018, quando o Alvinegro venceu a Chapecoense por 2 a 0 na Arena Condá, com gols de Ferrareis e Maikon Leite. Foi a primeira utilização do VAR em solo catarinense.
Na ocasião, Bráulio da Silva Machado conduziu os trabalhos de campo, enquanto Rafael Traci comandou o vídeo, que não foi acionado nenhuma vez durante os 90 minutos.
O uso na Série C
Na Série C do Campeonato Brasileiro, o recurso é utilizado na segunda fase. Caso se classifique, o Alvinegro terá ao menos mais seis jogos com auxílio da tecnologia em 2022.