Foto: Divulgação / Udesc

Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou o e-book “Estudos da deficiência na educação: anticapacitismo, interseccionalidade e ética do cuidado”. Publicada pela Editora Udesc, a obra é uma construção coletiva a partir dos estudos realizados em 2020 e 2021 pelos participantes do Grupo de Estudos do Laboratório de Educação Inclusiva (Ledi). Acesse o e-book no link da Biblioteca Universitária (BU).

Organizado pelas professoras Solange Cristina da Silva e Rose Clér Estivalete Beche, da Udesc Cead, e pela doutoranda Laureane Marília de Lima Costa, da Universidade de São Paulo (USP), o livro é fruto de uma ação de extensão emancipatória vinculada ao Ledi. A obra aborda estudos da deficiência e suas intersecções e foi desenvolvido por pessoas com e sem deficiência de diferentes organizações.

De acordo com as organizadoras, o resultado é “uma potência viva refletindo experiências, sonhos e perspectivas de pesquisadores e pesquisadoras do campo dos Estudos da Deficiência, um ato de resistência às tentativas de desmonte da Educação Inclusiva no Brasil”.

Segundo Solange, que é coordenadora do Ledi, o livro “proporciona um olhar anticapacitista necessário nas relações nos diversos contextos sociais e uma forma de resistência aos retrocessos dos direitos e o desrespeito em que estão sendo tratadas as pessoas com deficiência”.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Fonte: Assessoria de Imprensa da Udesc