A data surgiu em homenagem ao marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou nesta quinta-feira, 25, solenidades de condecorações do seu efetivo em alusão ao Dia do Soldado. Em todas as unidades no Estado policiais receberam homenagens como brasões de mérito pessoal, medalhas de corpo de tropa, mérito por tempo de serviço (a medalha de mérito por tempo de serviço é concedida ao policial militar que tenha completado cada decênio de tempo de serviço, seja de 10, 20 ou 30 anos) e a medalha de Mérito Policial Militar “Coronel Lopes Vieira”.

Na Capital, a solenidade aconteceu na sede do Comando-Geral da PMSC, com a presença do comandante-geral, coronel Marcelo Pontes, o subcomandante-geral, coronel Evandro de Andrade Fraga e o Chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jardel Carlito da Silva.

O Dia do Soldado é comemorado no Brasil, anualmente, no dia 25 de agosto. A data celebra a atividade exercida pelos soldados, que trabalham e lutam pela proteção da sociedade. O dia surgiu em homenagem ao nascimento do marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, que mais tarde se tornou o patrono do Exército Brasileiro.

O comandante-geral da PMSC destacou a importância desta data: “Aos nosso policiais, pela nossa luta diária, pelas ocasiões em que nos deparamos com situações de extrema gravidade ao convívio social, em que grande parte da população se afastaria ao menor indício de risco, é que o Comando-Geral da PMSC agradece pelos serviços prestados e parabeniza a todos os policiais militares catarinenses pelo ‘Dia do Soldado’, sentindo-se orgulhoso de sua tropa, a qual é formada por valiosos homens e mulheres, verdadeiros ‘Caxias’”, afirmou.

O marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caixas, Patrono do Exército, simboliza o ideal do perfil dos militares, caracterizado pelas seguintes peculiaridades: hierarquia e disciplina; dedicação exclusiva ao trabalho; riscos inerentes à profissão; disposição permanente; exigências físicas, mentais e psicológicas; formação específica; aperfeiçoamento e treinamento constantes.

Condecorações – O dia 25 de agosto foi marcado pela entrega de medalhas aos policiais militares. Essas condecorações, além de um reconhecimento pelos serviços em prol da corporação, é uma forma de agradecimento do Comando-Geral da PMSC por toda dedicação ao serviço policial militar.

Foram entregues brasões de “Mérito Pessoal” (portaria nº 492/2007) destinado a homenagear oficiais e praças da polícia militar que se destacam por seus méritos e aqueles que devam ser recompensados por apresentarem o melhor desempenho profissional.

Em seguida, as medalhas “Corpo de Tropa” foram entregues aos oficiais e praças da Polícia Militar que desenvolvam suas atividades em organizações policiais militares que possuem a missão principal. A medalha “corpo de tropa” é classificada em três categorias: ouro, prata e bronze.

A medalha “Lealdade e Constância” foi criada visando prestigiar os policiais militares que foram transferidos para a reserva remunerada ou reformados em decorrência do serviço policial militar.

A medalha de “Mérito por Tempo de Serviço” é concedida ao policial militar que tenha completado cada decênio de tempo de serviço, seja de 10, 20 ou 30 anos e que neste período tenha prestado bons serviços nas funções desempenhadas.

A medalha do “Mérito Policial Militar – Coronel Lopes Vieira”, é destinada a homenagear oficiais e praças da Polícia Militar, militares das Forças Armadas e militares estaduais de outras corporações nacionais ou estrangeiras, civis ou instituições, que se distingam por ato ou trabalho excepcional, no exercício da profissão, em prol da corporação ou da coletividade, e consideradas credoras dessa homenagem pela corporação.

A medalha “Cruz de Bravura Policial Militar” foi concedida aos integrantes da corporação que, no cumprimento do dever, se distinguiram por atos excepcionais de desprendimento, espírito de sacrifício, coragem e bravura, com risco de vida, devidamente comprovado.

Por último, foi concedida a comenda “Barriga Verde da Polícia Militar”. Instituída pelo decreto nº 3.980 de 2006, a comenda destina-se a homenagear e enaltecer pessoas físicas e jurídicas, civis, personalidades, órgãos públicos nacionais ou estrangeiros, militares estaduais e das forças armadas, que tenham contribuído destacadamente para o engrandecimento da PMSC.

Fonte: Marcelo Passamai / Assessoria de Comunicação PMSC