A galeria Ernesto Meyer Filho, no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, sedia até o próximo dia 16 uma exposição institucional sobre a trajetória da Associação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – Capitão Osmar Romão da Silva (ACORS). Por meio de fotos, banners e materiais históricos são contados os 23 anos de atuação da entidade que reúne 93% dos oficiais, da ativa e da reserva, ligados às duas corporações.

O presidente da ACORS, coronel Sérgio Luís Sell, explica que a exposição é uma oportunidade de o público saber mais sobre a associação que, de acordo com ele, é “extremamente conhecida no Brasil”, por ser propulsionadora de outras instituições semelhantes em vários estados. O reconhecimento, afirma, é por causa da forma “como a entidade se mantém, se coloca, saindo do eixo de partidarismo, mas participando do eixo político institucional.”

“Somos a entidade com o maior nível de associativismo voluntário, com aproximadamente 1300 associados”, garante.

Segundo o coronel Sell, a ACORS nasceu em 1999. “A associação surgiu para atuar na defesa dos direitos dos oficiais e dos militares estaduais. Posteriormente, passou a atuar fortemente na área parlamentar, auxiliando na construção de projetos de Lei e nas necessidades da segurança pública do estado”, comenta. “A gente auxilia a construir projetos, a analisar e entender orçamento do Estado para fortalecer a atuação da segurança pública não só na seara militar mas, também, das polícias científica, penal e civil, para entender como é que funciona esse aspecto da segurança pública de Santa Catarina que hoje é considerada a melhor do Brasil”, argumenta.

Educação e literatura
Outra área de atuação da ACORS é na parte educacional, propiciando aos oficiais das duas corporações cursos de extensão e aperfeiçoamento dentro da área da necessidade institucional. “Principalmente, aos cadetes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Miliar, colocando para eles várias situações em relação à legislação, às regras de Estado e principalmente como lidar com assessoria e relacionamento governamental dentro das instituições militares”, informa Sell.

A associação também vem trabalhando o eixo literário. “Desde 2017 a gente publica um edital anual e os oficiais que têm obras prontas podem participar. Nos últimos anos lançamos quase 100 obras literárias de autores oficiais associados da entidade. Eles inscrevem, a associação impulsiona, edita e publica as obras”, relata. De acordo com ele, está previsto para o próximo dia 16 o lançamento na Alesc do livro “Dimensão da atuação da ACORS, em defesa dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar”, que conta a história da entidade.

Fonte: Agência AL