Foto: Divulgação / Edinéia Rauta

Nessa época do ano as pessoas fazem muitas movimentações. É o momento de reunir a família, rever amigos, analisar o ano que termina e pensar no que começa, nos objetivos daqui para a frente, e também organizar e mexer na casa. Como nossa casa está conectada com nossa vida e nós estamos conectados com ela, aproveitar esse momento para também dar atenção para casa é muito importante. Existem diferentes técnicas para destralhar, organizar a casa, fazer limpeza, inclusive, energética, entre elas o feng shui, que tem conquistado cada vez mais espaço, auxiliando quem busca prosperidade, harmonia e bem-estar.

Essa técnica milenar, usada há mais de 5 mil anos, está inserida na medicina chinesa. Trabalha o ambiente, já que todo o ambiente tem energias e as pessoas são influenciadas por essas energias, acreditando nisso ou não. “É muito fácil perceber. Quando entramos em um local com energia ruim, não nos sentimos bem, ficamos cansados. Assim como quando entramos em um lugar com bom fluxo energético, nos sentimos bem, independente dele ser um lugar bonito, bem decorado ou móveis caros. O feng shui olha o ambiente e vai curar todos os ambientes com fluxo energético que não estão se movimentando positivamente e que favoreça os moradores”, destaca a especialista em Feng Shui, Cintia Ferro.

Essa técnica olha as nove áreas da vida das pessoas que ocupam um determinado lugar, seja uma casa ou uma empresa: prosperidade, sucesso, saúde, amigos, criatividade, relacionamento, trabalho, família e espiritualidade. Essas áreas são trabalhadas a serem curadas e potencializadas, ou seja, é organizar o espaço para que a energia do ambiente junto com a energia de quem circula ali crie e traga as movimentações para sua vida. “A casa reflete a vida, e o fluxo de energia que está circulando tem influência. Tudo o que os moradores estão sentindo e vivendo naquele momento está sendo sinalizado pelo ambiente. Quando cuidamos da energia do nosso ambiente e a nossa energia, estamos dominando muito mais a nossa vida.”, afirma Cintia.

Todos querem entrar no novo ano com energia de sobra para encarar os 365 dias de 2023 que virão. Cintia compartilha algumas dicas para colocar em prática e iniciar o ano com o pé direito:

• Fazer a limpeza da casa com sal grosso que absorve as energias negativas. Colocar um punhado de sal grosso num balde com água, misturar bem e lavar toda a casa. Depois em outra água colocar óleo essencial, como, por exemplo, de eucalipto, ou usar incensos e aromatizador e passar pela casa.

• Limpar bem todos os cantos. Aproveitar que está fazendo uma limpeza mais profunda e cuidar de todos os cantinhos, porque neles ficam memórias.

• Fazer defumação por toda a casa com incenso ou se preferir com ervas, como sálvia branca ou alecrim ou até lavanda. Fazer depois da limpeza para trazer vibração positivamente para a prosperidade.

• Eliminar todas as coisas, tirar o que está lascado, quebrado, estragado, ou não usa mais.

• Setorizar as coisas para que fiquem organizadas, cada uma no seu lugar e bem claras, para que isso reverbere na sua vida.

• Cuidar da iluminação da casa, que está conectada com as emoções. Abrir as janelas e deixa o sol, a luz natural entrar. Se o ambiente não tiver muita luz natural, use artificial para afastar a escuridão.

• Manter a casa saudável e bonita, observe para não ter fios expostos, lâmpadas queimadas, vidros quebrados, torneiras gotejando, rachaduras, portas com ruídos, azulejos caindo, enfim tudo que precisar de manutenção deve ser olhado e consertado.

• Ter plantas é muito importante, pois a planta tem vida e elas trazem a ligação com a natureza. A planta tem que ser bem cuidada, estar saudável e estar sempre bonita. Como sugestão: o lírio da paz, que promove a elevação espiritual e traz energia para as relações afetivas; o alecrim, que purifica a casa e evoca a criatividade; o manjericão, que estimula a mente e a criatividade; a pimenteira, que é um escudo energético; o bambu, que traz bastante força e ativa a carreira e os negócios; e a malva, que estimula o sentimento de despertar e de amor.

• Fazer a taça da prosperidade. Escolher uma taça bem bonita para colocar cristais específicos dentro dela. Pode escolher os cristais conforme o desejo que se querer para o novo ano: onix, cristal de proteção; cianita azul contra energias negativas; ametista como proteção espiritual; o vitrino para ter força de vontade; pirita para riqueza; jaspe vermelho para segurança; o quartzo verde para saúde; o quartzo branco para harmonia; e o quarto rosa para o amor. Escolha um lugar especial para a taça da prosperidade, mas que seja um local de circulação para que seja vista várias vezes por dia.

• Acertar todas as pendências. Pagar as contas, deixar tudo resolvido para entrar com a energia em dia no próximo ano.

• Deixar uma nota de dinheiro na carteira e não mexer nela ao longo do ano todo, para atrair mais dinheiro.

• Colocar objetos em pares na sala e no quarto para atrair amor.

Texto: Edinéia Rauta