Feliz ano novo! O Elenco do Figueirense para o Catarinense 2023 já está praticamente completo (a expectativa é que apenas um ou dois jogadores ainda se juntem à equipe) e nessa série de matérias tituladas “Posição por Posição” você conhecerá quem são os jogadores do Furacão para o estadual. Vamos começar com os goleiros e até dia 13/01 teremos analisados todas as posições do elenco Alvinegro. Vamos nessa!
1. WILSON
Esse você já conhece, sequer precisa de introdução, porém Wilson não será o titular na estreia do Figueirense e nem deve atuar pelo clube durante o estadual. Formado no Flamengo o atleta chegou ao Figueirense pela primeira vez em 2007 e foi o titular na posição até 2012, quando se transferiu para o Vitória. Wilson retornou ao Figueirense em 2022 e, novamente, foi o titular. O goleiro já tem 356 jogos pelo Figueira, mas uma cirurgia no ombro direito em novembro o manterá fora dos gramados até (pelo menos) o final do estadual.
Wilson terminou 2022 como capitão do clube e o titular indisputável no gol. A renovação de seu contrato após a cirurgia indica que o Figueirense acredita em sua recuperação e o goleiro deve ser o titular para a Série C. Mas e no estadual? Quem vai ser o titular?
2. GABRIEL GASPAROTTO
Um dos primeiros reforços anunciados pelo Figueirense foi Gabriel Gasparotto. O goleiro de 1,96 metros de altura e 29 anos é natural de Lucélia (SP) e chega para ser o titular do Figueirense no estadual e um reserva de qualidade para a Série C. Formado na base do Santos o goleiro já teve passagens pelo FC Arouca de Portugal, São Bernardo e Novorizontino. Conquistou o acesso para a Série B nas últimas duas temporadas além do título da Série C pelo Mirassol.
Gasparotto chega ao Figueirense com um contrato de um ano e após ser o “goleiro reserva” nos seus últimos 18 meses de futebol, terá a chance de jogar muitos jogos pelo Alvinegro durante o estadual para apimentar a discussão de quem deve ser o titular da Série C.
3. THIAGO
O goleiro Thiago Gonçalves chegou ao Figueirense via empréstimo do Fluminense – RJ por um ano e a expectativa é que seja o reserva do estadual e terceiro goleiro para a Série C. Natural de Porto Alegre e cria da base do Atlético Tubarão, Thiago tem 21 anos e mede 1,89 metros. Como jogador profissional ele acumula dois jogos, ambos durante o Catarinense 2020, e quatro gols sofridos, todos pelos pés do Concórdia. O goleiro chegou a ser titular do sub20 do Fluminense em 2021, mas perdeu a elegibilidade quando fez 21 anos e só atuou nove vezes em 2022.
Thiago é uma típica transferência de Figueirense. Um goleiro reserva vindo emprestado de algum time de Série A é um padrão que o Figueirense segue a dois anos, primeiro com Emerson Júnior e depois com Vítor Hugo. Ao final das contas, Thiago jogará em caso de lesão dos goleiros acima dele ou em caso de uma performance extremamente ruim por parte de Gabriel Gasparotto durante o estadual. O mais provável é que seja só mais um goleiro reserva na história do Figueirense.
4. ANTÔNIO JÚNIOR
Nascido em 2003 e natural de Florianópolis o goleiro Antônio é esperado como titular do Figueirense na Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde ele poderá ser avaliado pelos torcedores e pela comissão técnica do clube. Caso ele se destaque e os dois goleiros acima dele na ordem fiquem indisponíveis ou joguem mal durante o estadual talvez seja possível ver ele atuar como titular do clube, mas é improvável. Com apenas 19 anos, Antônio é uma cria da base do Figueirense e a maioria de seus jogos será pelo sub20 do clube, seja na copinha ou no estadual de sua categoria.
CONCLUSÃO
Wilson é um ótimo goleiro para o nível que o Figueirense se encontra no momento e provavelmente será o titular da Série C. A disputa pela posição pode esquentar dependendo das performances de Gabriel Gasparotto durante o estadual e seu currículo mostra que talvez exista um goleiro de muita qualidade por baixo de todo esse tempo como reserva. Sobre os outros dois goleiros não há muito o que dizer, Thiago veio para completar elenco e Antônio é o goleiro titular da base do Figueirense, ambos não devem aparecer muito ao longo do ano.
A posição de goleiro não deve ser um ponto fraco para o Figueirense de 2023 e dependendo das performances de Gasparotto e da recuperação de Wilson pode inclusive ser um ponto muito forte do elenco.
Fique ligado que ao longo desta semana traremos aqui no ClicGuarujá a análise dos zagueiros do Figueirense!