Espaços servem como locais estratégicos para ações coletivas relacionadas ao cuidado ambiental e social.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, finalizou nesta sexta-feira, 27 de janeiro, a construção de duas novas hortas comunitárias no bairro Campeche, através do programa Cultiva Floripa.

A montagem dos locais de cultivo foi realizada por educadores ambientais, engenheira agrônoma e equipe operacional da SMMA, depois de demanda encaminhada por moradores. Uma das hortas fica na localidade de Areias do Campeche e a outra nos arredores da Lagoa da Chica.

A manutenção dos espaços, que servirão como local para plantio de hortaliças, temperos, chás e frutíferas, além de árvores nativas, será efetuada pela comunidade, zeladores ambientais e pela própria SMMA.

“Através das hortas comunitárias os moradores têm a oportunidade de cultivar produtos orgânicos e saudáveis através do empenho coletivo. Pelas práticas envolvidas na manutenção desses espaços, reflexos positivos são sentidos na saúde, bem-estar e qualidade de vida dos envolvidos”, comenta Lucas Arruda, secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável em exercício.

Moradores interessados na instalação de hortas em seus territórios podem solicitar o serviço pelo e-mail [email protected] ou ainda encontrar no site www.cultivafloripa.pmf.sc.gov.br hortas comunitárias já existentes em pontos próximos de suas residências.

O Cultiva Floripa

O Cultiva Floripa, projeto da Prefeitura de Florianópolis, via Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, trabalha na construção de espaços de cultivo em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de trazer à população maior consciência alimentar, valorizar atitudes sustentáveis e promover a agricultura urbana. Atualmente, em torno de 160 hortas são cultivadas na cidade, em escolas, centros de saúde e comunidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMF