Com o objetivo de reduzir a circulação de gases do efeito estufa, a Epagri desenvolve um projeto para avaliar a emissão e o sequestro de carbono nos sistemas de produção animal à base de pastagens perenes no Planalto Norte de Santa Catarina.

A pesquisa pretende contribuir na adoção de sistemas de produção integrados e mais sustentáveis pelos produtores do estado.

A pesquisadora da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas e líder do projeto, Ana Lúcia Hanisch, explica que a intenção final é contribuir para a geração de estratégias de manejo para a pecuária à base de pasto, que levem à diminuição das emissões e se possível até mesmo a um balanço neutro de carbono, associando a imagem da pecuária catarinense a um ambiente de produtividade, qualidade e sustentabilidade.

O projeto segue até julho de 2025. Vale ressaltar que a emissão de gases do efeito estufa (GEE) é uma das responsáveis pelo aquecimento global e a agropecuária responde por cerca de 12% dos lançamentos destes gases no mundo.

Fonte: Secom