Com a maior pontuação entre os estudantes de escola pública, a jovem de Garopaba Catherine Tomaszewski, de 28 anos, foi a primeira colocada no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). A estudante vai cursar Medicina em uma das instituições do país mais concorridas.

“Estou feliz por passar em Medicina na Ufsc, instituição pela qual tenho admiração. Estar em 1° lugar nas cotas de escola pública é muito gratificante para mim e me mostrou do que sou capaz”, diz a jovem.

Aluna da Escola Estadual Professor José Rodrigues Lopes, de Garopaba, Catherine está entre 40% dos alunos da instituição que foram aprovados no vestibular. Conforme relatório da Comissão Permanente da Ufsc, dos 15 inscritos para o concurso, seis foram aprovados.

Para Catherine, dois pontos foram essenciais para conseguir a aprovação: a dedicação e completa atenção às aulas no último ano e a rede de apoio formada pela família e pelas amigas. “Espero ser uma profissional da saúde competente e que eu possa ajudar a amenizar o sofrimento de muitas pessoas”, afirma a primeira colocada.

A estudante começou a gostar da área da saúde nos últimos dois anos, após sofrer um acidente de skate e passar por três cirurgias no joelho. “Meu médico me enviou uns vídeos das minhas cirurgias e eu curti. E como eu estava de cama por causa do joelho, comecei a estudar para o vestibular”, conta a jovem.

Ela também deseja sorte aos estudantes que vêm de ensino público. “As ações afirmativas fazem toda diferença para as minorias e devem ser sempre apoiadas, enquanto as desigualdades persistirem na sociedade”, pontua a estudante, após saber do resultado do vestibular da universidade.

Com colaboração Diário do Sul/Tubarão