O governador do Estado, Jorginho Mello, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, inauguram neste sábado (11), a adequação da base da Unidade de Suporte Avançado (USA) de São Joaquim, na Serra Catarinense. Um investimento de R$ 200 mil garantiu a aquisição de mobiliário, equipamentos, reparação na infraestrutura do imóvel e aportes com equipe médica. A obra contemplou as melhorias necessárias para adequação às exigências do Ministério da Saúde.
“Quando as pessoas estão em apuro é para o SAMU que elas ligam. A equipe precisa chegar o mais rápido possível e para isso necessita de uma estrutura adequada. Estou aqui na inauguração, em São Joaquim, e aproveito para cumprimentar os profissionais do SAMU pelo trabalho de excelência.”, disse o governador.
A base existe desde 2008 e, até então, não havia passado por adequações e nem reformas desse porte. Para a diretora do SAMU/FAHECE no Estado, Carla Birolo, o investimento vai garantir mais motivação à equipe. “Os investimentos irão melhorar a qualidade das condições de trabalho, com novos leitos e acomodações para os profissionais. Pensamos muito nas condições do colaborador. A gente sabe que uma equipe com todo o suporte necessário, certamente, vai oferecer um serviço mais qualificado.”, destacou a diretora.
Profissionais motivados
A equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA), em São Joaquim, conta com seis enfermeiros, seis socorristas e dez médicos, além de quatro profissionais de higienização. Segundo o governador Jorginho Mello é muito importante que essa nova unidade esteja pronta, bem arrumada, bem construída, mas o principal é que os profissionais estejam preparados e motivados para socorrer.
A Secretária da Saúde, Carmen Zanotto, ressaltou a importância da unidade na cidade. “Essa revitalização irá melhorar a logística de atendimento na região. Participei da implantação das unidades do SAMU descentralizadas em Santa Catarina e sei da importância de ter um atendimento mais próximo das pessoas. Quanto mais ágil forem realizados os procedimentos, maiores são as chances de cura e recuperação dos pacientes”, disse a secretária.
Estrutura e tempo de resposta
Na região da Serra, o SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, dispõe de duas Unidades de Suporte Avançado, uma em São Joaquim e outra em Lages. Outro indicador importante, destacado durante o evento, é o tempo de resposta. Nesse um ano de gestão da FAHECE, a Fundação vem trabalhando muito na agilidade do atendimento. Quanto mais rápido a equipe chegar até o paciente, a probabilidade de sequelas é menor. E de acordo com a diretora do SAMU/FAHECE, houve uma redução de 60%, em 2022, no tempo de resposta.
Gestão do SAMU
A FAHECE faz a gestão nas oito macrorregiões de Santa Catarina. Há 27 bases espalhadas pelo Estado. A FAHECE assumiu a gestão do SAMU junto ao Governo do Estado em dezembro de 2021. Desde então, a organização social já realizou mais de R$ 5,5 milhões em investimentos, além de atualização de tecnologia e melhorias de equipamentos. Em 2022, houve a inauguração de novas bases em Videira, Chapecó, Florianópolis e Brusque, além de uma nova base para o veraneio em Balneário Camboriú. Neste ano, já foi entregue uma nova USA para o SAMU de Joinville.
Fonte: Secom