Entre os defensores do Figueirense, Maurício é o único que já provou ter nível para uma Série C. Foto: Patrick Floriani/FFC

O Figueirense está eliminado do Campeonato Catarinense 2023. O último parágrafo da história do Alvinegro na competição foi um empate em 0x0 contra o Hercílio Luz (equipe que em nenhum momento tentou propor o jogo) e agora, a diretoria alvinegra, precisa pensar muito sobre a situação do elenco atual.

A verdade é simples: poucos jogadores mostraram que podem agregar à equipe em uma competição como a Série C, e é necessário que a diretoria consiga discernir entre os jogadores que podem ficar e os que precisam ir embora. Antes do campeonato eu fiz uma análise “Posição por Posição” do elenco do Figueirense. Agora, vamos ver como eles foram após a competição. Comecemos com os goleiros:

GOLEIROS

Titular em dez jogos, Gasparotto termina o estadual com o status de “terceiro goleiro”. Foto: Patrick Floriani/FFC

A diretoria do Figueirense tem sorte (e mérito) de poder contar com Wilson para a Série C. O estadual começou com Gasparotto sendo o goleiro titular do Figueirense e ele teria sua melhor performance na vitória contra o Marcílio Dias por 2×1 pela sexta rodada, porém uma expulsão contra o Camboriú daria chance a Thiago, e o jovem “guarda redes” não desapontou. Thiago se destacou contra o Camboriú, teve uma partida quieta contra o Barra e seria protagonista contra o Criciúma. Entretanto, uma falha conta o Hercílio Luz na décima rodada também o deixou mal falado entre alguns torcedores.

Thiago se lesionou na semana de treino antes da partida contra o Brusque e Gasparotto voltaria a receber chances nos últimos três jogos do estadual, mas teria sido melhor pra ele se continuasse no banco. Perfomances desapontantes contra o Brusque e no jogo de ida contra o Hercílio Luz sacramentaram a opinião pública contra o goleiro, que chegou a ser agredido por um torcedor após o apito final na primeira partida das quartas de finais do estadual.

E para a Série C? Wilson, Thiago, Gasparotto e Antônio. Essa é a ordem de titularidade no gol Alvinegro e deve ficar dessa forma. A única mudança que pode ocorrer é uma saída de Gasparotto e a subsequente contratação de algum goleiro veterano para ficar nessa posição de terceiro goleiro. A diretoria precisa agradecer ao Wilson por não se aposentar. Se ele tivesse, teriam que contratar outro goleiro para a Série C.

ZAGUEIROS

Maurício pode seguir no time titular. Otávio Gut não. Foto: Patrick Floriani/FFC

Apenas dois jogadores atuaram como zagueiros pelo Figueirense nessa temporada: Maurício e Otávio Gut. O canhoto Maurício deve seguir como titular e tem cacife para tanto, afinal de contas, foi um jogador completamente capaz na Série C do ano passado. Entretanto, seu parceiro de zaga não tem uma posição tão segura assim. Otávio Gut falhou em alguns gols ao longo do estadual do Alvinegro e foi, no geral, um motivo de preocupação para os torcedores do Figueira.

Com Luiz Fernando retornando ao Manaus e Eduardo Rosado sendo utilizado como volante o Figueirense está sem zagueiros reservas. No carrinho de compras, a diretoria precisa trazer um zagueiro destro com qualidade testada para uma Série C e um zagueiro veterano para o banco de reservas (William Matheus pode desempenhar essa função).

Dois jogadores que ainda têm contrato com o Figueirense são os zagueiros Pablo e Rayne, porém me surpreenderia se algum deles estivesse no plano da diretoria. Pablo por nível técnico e Rayne por motivos de bastidores. No geral, a zaga do Figueirense foi desapontante, mas não a principal culpada dos maus resultados do clube. De qualquer maneira, precisa ser reforçada.

LATERAIS

O Figueirense apostou em jogadores com temporadas desapontantes em 2022 para suas laterais e pagou o preço dessa escolha. Foto: Patrick Floriani/FFC

Essa análise vai ser um pouco mais curta. Elias e Wellisson não tem condição de disputar uma Série C pelo Figueirense. Ambos tiveram estaduais muito ruins e a lateral-direita foi uma posição de preocupação durante todo o campeonato. Na lateral-esquerda, Vinícius Nucci teve alguns momentos interessantes, mas a expectativa é de que seja emprestado durante o segundo semestre, Raphinha desapontou, porém tem o nível necessário para ser o lateral-esquerdo reserva e William Matheus fez uma (1) partida boa contra o Barra e só. Nesse momento, está lesionado.

William que, inclusive, não atuava como lateral-esquerdo há alguns anos e foi zagueiro durante toda a temporada de 2022 pelo Juventude. Entretanto, vamos olhar para o futuro.

O Figueirense precisa contratar: Um lateral-direito titular, um lateral esquerdo titular e um lateral-direito reserva. Caso não faça isso vai ter nessa posição um ponto fraco durante toda a temporada.

CONCLUSÃO

O Figueirense tem seu goleiro titular, Wilson, e um dos jogadores na dupla de zaga, Maurício. De resto, precisa contratar três jogadores para conseguir reforçar uma unidade defensiva que não passou segurança para o torcedor em quase nenhum momento e só não tomou gols do Atlético Catarinense, Barra de Hemerson Maria, Concórdia e do Hercílio Luz jogando na retranca máxima.