Representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) se reuniram nesta quarta-feira, 22, com integrantes das polícias Militar (PMSC) e Militar Rodoviária (PMRv), do Ministério Público e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) para discutir ações para intensificar a segurança na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.
A histórica ligação entre as partes continental e insular da Capital está com a iluminação parcialmente apagada desde o dia 13 devido a um furto de cabos. “Nossa preocupação é impedir novas ocorrências e garantir que todos os usuários sintam-se seguros ao trafegar pela ponte”, disse o secretário Jerry Comper.
Uma das medidas avaliadas é a SIE se encarregar do monitoramento 24 horas da Hercílio Luz, da qual já faz a manutenção e operação. Seria um contrato nos moldes do que a secretaria mantém sobre o túnel Antonieta de Barros, onde a incidência de crimes caiu de forma considerável após a adoção desse procedimento.
A outra, a curto prazo, é consultar a Secretaria de Estado da Administração (SEA) para incluir a vigilância patrimonial do local em algum contrato vigente com essa finalidade. “A se confirmar essa possibilidade, vamos propor a instalação de guaritas nas cabeceiras das três pontes, pois a Colombo Salles e a Pedro Ivo também vêm sendo alvo de furtos”, afirmou Jerry. Hoje, a segurança das estruturas é realizada pela PM e PMRv.
Enquanto aguarda uma definição, a SIE está trabalhando para restabelecer a iluminação da Hercílio Luz o mais rápido possível. Além dos cerca de 1.680 metros de cabos da iluminação funcional (os postes que acendem à noite) e da cênica (que está em processo de conclusão) furtados, foram danificados vários eletrodutos e caixas de passagem que precisarão ser substituídas.
Fonte: Secom