Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo Secom

Estudantes dos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) podem se inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos da Fundação Botín para um curso intensivo de formação de jovens lideranças, com aulas na Espanha.

Os participantes são estudantes universitários latino-americanos indicados pelas próprias instituições onde são alunos. Para chegar aos nomes a serem indicados, a Udesc Esag faz um processo de pré-seleção, que está com as inscrições abertas até 17 de abril. A Fundação Botín fará depois disso seu próprio processo seletivo entre os indicados pelas universidades.

Saiba mais sobre o programa e faça a pré-inscrição: udesc.br/esag/intercambio/botin.

Ouça no Episódio 45 do podcast Intercâmbio a entrevista com Bárbara Battistotti, brasileira que participou da 12ª edição do programa, em 2021:

Programa

A Fundação Botín, instituição espanhola dedicada ao desenvolvimento social e à educação, seleciona todos os anos um grupo de estudantes universitários latino-americanos de alto potencial e vocação para o serviço público. Os estudantes selecionados participam do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina.

Os estudantes selecionados têm direito a uma bolsa que inclui despesas de viagem, refeições, alojamento, seguro de saúde e deslocamentos dentro do programa. Todo o curso também é gratuito. Os bolsistas não recebem ajuda de custo em dinheiro, mas acabam tendo pouquíssimas despesas pessoais durante o programa.

Na edição de 2023, as aulas do programa começam em 16 de outubro, na Universidade dos Andes, em Bogotá (Colômbia). Os alunos viajarão então à Espanha, com uma programação em Madri, Santander, Caminho de Santiago e na Univerisdade de Salamanca. O programa se encerra no Rio de Janeiro, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1º de dezembro.

Requisitos

O programa é voltado para jovens universitários, de qualquer área de conhecimento, nascidos em países da América Latina. Para o programa deste ano, são admitidos candidatos nascidos entre 1º de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2003.

Para participar da pré-seleção, é preciso estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da Udesc Esag (Administração, Administração Pública ou Ciências Econômicas). É necessário ter condições de concluir mais de 50 % da carga horária do curso até 30 de setembro de 2023 (mas sem terminar ainda o curso inteiro), ter bom desempenho acadêmico e domínio do inglês ou espanhol.

A Fundação Botín valoriza o desempenho acadêmico, experiência profissional, participação em projetos sociais e organizações da sociedade civil, assim como o interesse expresso do candidato a bolsa em contribuir para o desenvolvimento de seu entorno, país e região.

Pré-seleção

A Comissão de Ensino de Graduação do centro selecionará os candidatos entre os que atenderem aos requisitos do programa. Os aprovados nessa pré-seleção receberão uma carta de recomendação assinada pelo reitor da Udesc.

Com a carta do reitor, os estudantes classificados deverão se inscrever até 11 de maio no site da Fundação Botín, que fará a seleção final. A reponsabilidade por essa inscrição é exclusiva do aluno.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Ensino de Graduação, pelo e-mail [email protected]

Fonte: Assessoria de Imprensa / Udesc