Roque de Sá / Agência Senado

Na sessão não deliberativa desta segunda-feira (27), os senadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de um ataque a faca em uma escola pública de São Paulo (SP). A homenagem foi sugerida pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Ele lamentou a tragédia e exaltou a importância da educação. Para Marcos Pontes, é preciso “um olhar mais cuidadoso com as escolas”, desde a infraestrutura até questões de segurança. O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que presidia a sessão, lamentou a morte da professora Elizabeth Tenreiro e pediu a pronta recuperação dos feridos.  

O ataque ocorreu logo no início da manhã, na Escola Estadual Thomazia Montoro, que fica no bairro Vila Sônia, na capital paulista. Um aluno de 13 anos esfaqueou a professora Elizabeth e outras cinco pessoas: três professores e dois alunos. A professora, de 71 anos, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Os outros feridos foram encaminhados a hospitais da região. O adolescente autor do ataque foi imobilizado por uma professora até a chegada dos policiais. Ele foi apreendido e encaminhado a uma delegacia.

Vários senadores foram às redes sociais lamentar o ocorrido. O senador Giordano (MDB-SP) disse que “tamanha tragédia nos deixa sem palavras”. Aos familiares da professora Elizabeth e dos outros feridos, ele externou seus “profundos sentimentos”. A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) se disse “chocada” com o ataque e registrou sua “solidariedade às famílias, aos alunos” e seus “pêsames aos entes da professora Elisabete Tenreiro, que faleceu”. A senadora ainda pediu que “as autoridades apurem o caso com atenção e que as vítimas recebam todo o acolhimento”.

Alessandro Vieira (PSDB-SE)

“Nossa solidariedade aos alunos, pais e professores da Escola Thomazia Monteiro, em SP. Lamentável o ataque de um aluno que provocou a morte de uma professora. É preciso colocar em prática o apoio psicossocial nas escolas e agir de forma assertiva em casos de bullying. O PL 3.383/2021, de minha autoria e aprovado no Senado, garante apoio a alunos, professores e toda a comunidade escolar. São muitas as ações necessárias para resolver o problema complexo da violência nas escolas. Implementar este apoio é uma delas.”Plínio Valério (PSDB-AM)

“Que tragédia! Minha solidariedade aos familiares e alunos da professora Elizabeth.”Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

“Meus sentimentos aos familiares da profª Elisabete, vítima de ataque em escola de SP. O agressor, 13 anos, também feriu outras quatro pessoas. Precisamos falar da redução da maioridade penal, onde sou autor de PEC sobre o tema.”Humberto Costa (PT-SP)

“O discurso de ódio tem consequências. Hoje, um adolescente atacou uma escola, em São Paulo. Uma professora morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas. Precisamos combater a intolerância, o preconceito e as mentiras com ainda mais rigor para que cenas assim não se repitam. Toda a solidariedade à família da professora Elisabeth Tenreiro e aos demais profissionais e estudantes da escola Thomazia Montoro.”Fabiano Contarato (PT-ES)

“Minha solidariedade às famílias das vítimas deste atentado em São Paulo que chocou o país. O Congresso Nacional precisa agir para evitar tragédias como esta. É urgente aumentar, na lei, o tempo de internação do adolescente infrator, conforme define meu Projeto de Lei (PL) 3.030/2019. O novo prazo deve ser fruto de intenso debate, e passa também pela melhoria do sistema socioeducativo.”Paulo Paim (PT-RS)

“Notícia muito triste. Lamentamos o ataque de um estudante de 13 anos, portando uma faca, na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, cidade de São Paulo. Uma professora morreu e cinco pessoas ficaram feridas. Nossa solidariedade.”Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

“O mundo precisa de mais pessoas como a prof. Elisabeth, vítima fatal da violência que acometeu a E. E. Thomazia na manhã de hoje. Elisabeth amava samba, defendia a ciência e não poupava carinho a seus alunos. Deixo um abraço apertado à família e aos alunos.”Soraya Thronicke (União-MS)

“Lamento profundamente o atentado ocorrido na Escola Thomazia Montoro, em SP. É triste ver que um lugar de aprendizado se tornou um cenário de uma tragédia. Meus sentimentos aos familiares das vítimas. Que Deus possa confortar os corações de todos.”Efraim Filho (União-PB)

“Notícia desoladora do ataque em Thomazia Montoro, SP. O diálogo e a educação têm um papel importante na prevenção e combate ao bullying e à violência entre os mais jovens. Famílias, escolas e poder público, é uma responsabilidade de todos para estar sempre atentos ao tema que tem gerado tantas tragédias. Meus sentimentos à família da professora Elizabeth Tenreiro.”Izalci Lucas (PSDB-DF)

“Meus sentimentos à família da professora Elisabete Tenreiro, que foi vítima de um ataque brutal na escola estadual em São Paulo. É lamentável que uma educadora sofra tamanha violência em um ambiente que deveria educar e proteger.”Teresa Leitão (PT-PE)

“Expresso minha solidariedade à comunidade escolar da Escola Estadual Thomazia Montoro, em SP, vítimas da violência em um espaço que deveria ser seguro. Minha solidariedade especial à família da professora Elisabete Tenreiro, que acordou para dar aula e não voltará para casa.”Laércio Oliveira (PP-SE)

“Recebi com muita tristeza a notícia da morte da professora Elisabeth Tenreiro, após ataque em escola estadual de São Paulo. Manifesto meu luto e solidariedade aos amigos e familiares, e desejo pronta recuperação aos alunos e professores feridos no triste incidente.”Vanderlan Cardoso (PSD-GO)

“Fiquei muito triste com a notícia do ataque a alunos e professores da Escola Est. Thomazia Montoro, em São Paulo. O mais chocante é saber que o ataque partiu de um adolescente de 13 anos. Peço a Deus que conforte o coração de todos e, principalmente, que proteja nossas crianças.” Daniella Ribeiro (PSD-PB)

“Lamento profundamente a tragédia ocorrida em São Paulo, onde uma professora morreu e outras pessoas ficaram feridas após ataque de um aluno. Precisamos com urgência de políticas voltadas para prevenção do bullying e da violência no ambiente escolar. Uma dor que assola o país!”Eduardo Braga (MDB-AM)

“Um começo de semana aterrorizante em SP, com esse ataque a facadas dentro de uma escola estadual. Desejo rápida recuperação aos feridos e presto toda a minha solidariedade aos familiares da professora que, infelizmente, não resistiu.”Rogério Carvalho (PT-SE)

“É triste começar a semana com duas notícias chocantes: Primeiro, um “pai” com a filha no colo agride um jogador do Caxias. A segunda, um atentado em uma escola pública, deixa três professoras e um aluno ferido. Precisamos resgatar o amor e a solidariedade nos corações brasileiros!”Magno Malta (PL-ES)

“Com profundo pesar recebo a notícia da tragédia ocorrida hoje em uma escola da zona sul de São Paulo. Minhas orações estão com as famílias das vítimas e com todas as pessoas afetadas por esse crime hediondo. Criminosos, de qualquer idade que seja, não podem ficar impunes.”Flávio Arns (PSB-PR)

“O atentado na Escola Estadual Thomazia Montoro (SP) reforça a necessidade de debatermos políticas públicas efetivas para erradicar a violência no ambiente escolar. É um trabalho intersetorial, com as famílias, as escolas e a comunidade. A sociedade deve dar o exemplo de paz.”Jorge Kajuru (PSB-GO)

“Tenho projetos contra essas barbaridades: violência nas escolas e invasão em estádios de futebol!”

Fonte: Agência Senado