Morreu na manhã desta quinta, 15-06, em Biguaçú, na Grande Florianópolis, Albeneir Marques Pereira, ou simplesmente, Albeneir, ex-jogador de futebol, ídolo da torcida do Figueirense e respeitado pela torcida do Avaí.
Na Capital, ele fez história com a camisa do Figueirense, sendo o terceiro maior artilheiro do clube alvinegro, mas foi no Avaí, em 1993 que ele encerrou sua carreira.
Antes de chegar ao Figueirense, Albeneir jogou no Cruzeiro, seu primeiro clube profissional. Jogou um torneio Pré-olímpico pela Seleção Brasileira. Em SC, Albeneir atuou ainda no Joinville e no Marcílio Dias. Ele também jogou no Grêmio-RS, Nacional-AM, Operário-MS, Brasília-DF, Matsubara-PR, Athlético-PR, Goiás-GO, Inter Limeira-SP, Novorizontino-SP, Aimoré, Maringá-PR e Glória-RS.
Albeneir foi um dos responsáveis pela brilhante carreira de Marquinhos Santos no Avaí. Em 1999, ele levou o garoto à época com 17 anos, ao Estádio da Ressacada, o apresentou ao então técnico Gonzaga Miliolli e ao então Gerente de Futebol, Marquinhos Santos. Em reunião com o treinador e o dirigente avaiano, Albeneir ajudou a fzer o primeiro contrato profissional de Marquinhos.
Em Maio de 2021, Albeneir participou do programa especial de inauguração da Rádio Ilha, num restaurante em São José, onde contou muitas histórias vivenciadas no futebol.
Recentemente, ele esteve internado no Imperial Hospital de Caridade, na Capital, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A causa da morte não havia sido informada até o fechamento da matéria.
O velório de Albeneir ocorre na Capela Nossa Senhora Aparecida, dentro do Estádio Orlando Scarpelli, até a manhã desta sexta, 16, quando o corpo seguirá para Biguaçú, onde será sepultado por volta das 10h.