Encontro reservado ressaltou a convergência de visões entre o presidente e o pontífice nas áreas ambiental e social e na promoção da paz.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma audiência com o Papa Francisco, no início da tarde desta quarta-feira, 21/6, no Vaticano. Os principais assuntos do encontro foram a busca pela paz, a preservação ambiental e a redução da fome e da pobreza no mundo.
O encontro entre o presidente Lula e o Papa é desdobramento de uma conversa por telefone realizada no dia 31 de maio. Na ocasião, o presidente brasileiro também ressaltou a atuação da Igreja Católica no Brasil pela preservação da Amazônia e contra as forças que atacam a floresta.
No Vaticano, Lula convidou o Papa a fazer uma nova visita ao Brasil, para assistir à tradicional festa do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, no mês de outubro. A primeira viagem internacional do pontífice após assumir o cargo, em 2013, foi para o Rio de Janeiro.
A primeira-dama, Janja, presenteou o Papa com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia. O presidente Lula entregou ao pontífice uma gravura da Sagrada Família feita pelo pernambucano J. Borges. O Papa presentou o presidente Lula e Janja com uma estátua em bronze com a mensagem: “A paz é uma flor frágil”. Fotos: Vaticano / Divulgação |
O presidente entregou ao Papa uma gravura da Sagrada Família feita pelo artista pernambucano J. Borges. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, presenteou o líder da Igreja Católica com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia.
O Papa Francisco, por sua vez, presenteou o casal com uma obra em bronze, produzida no próprio Vaticano, com a mensagem A paz é uma flor frágil. “Estamos em tempos de guerra e a paz é muito frágil”, disse ele ao presidente Lula.
Em seu perfil no Twitter, o presidente Lula agradeceu ao papa “pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz”.
Fonte: Comunicação / Palácio do Planalto