Nesta sexta-feira, 30, às 15h, o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá a palestra “Sirtet: Jogo digital do tipo exergame para estímulo ao equilíbrio”. Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado na Sala Espine da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
O evento é especialmente voltado a interessados no uso de exergames (videogames que exigem maior esforço físico) para desenvolvimento motor/cognitivo.
Ministrada pelo pesquisador Diego Fellipe Tondorf, que é mestrando em Computação Aplicada no Centro de Ciências Tecnológicas da Udesc (CCT), em Joinville, a apresentação detalhará o jogo Sirtet, um exergame para computador, de distribuição gratuita, desenvolvido no Laboratório de Pesquisas em Aplicações Visuais (Larva).
Aplicações
Conforme os desenvolvedores, o Sirtet usa uma webcam como mecanismo para controle do jogo. Projetado originalmente para estímulo a idosos frágeis, pode trazer benefícios também em outras aplicações, como a fisioterapia cardiorrespiratória, equilíbrio e propriocepção, dentre outros.
A ação é uma parceria entre o Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), coordenado pelo professor Joris Pazin, e o Laboratório de Biomecânica, coordenado pela professora Deyse Machado Borges.
A apresentação abordará o grupo de pesquisa Larva, da Udesc Joinville, os exergames que desenvolve e o jogo Sirtet (funcionamento, fase, níveis, como instalar e usar); e depois será seguida de uma demonstração prática e de uma sessão de perguntas.
Pioneirismo
Criado em 2012, o Larva foi o primeiro grupo de pesquisa do Departamento de Ciências da Computação da Udesc Joinville e é o segundo mais antigo do País na área de Processamento Gráfico.
O Geti é o programa de extensão mais antigo da universidade e completará neste ano 34 anos de atividades. Cerca de 200 pessoas da terceira idade participam de suas ações, que mobilizam uma equipe com cerca de 30 professores e estudantes de graduação e de pós-graduação, além da comunidade em geral.
E o Laboratório de Biomecânica desenvolve pesquisas relacionadas à saúde do idoso, da mulher, de pessoas com deficiência, da atividade física e do esporte por meio de avaliações clínicas e biomecânicas no treinamento.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc