Foto: Luana Caroline Mayrhofer / Clic Floripa

Aulas estão suspensas. Recesso de inverno foi antecipado em um dia.

A Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo, localizada no Rio Vermelho, foi atingida por uma intensa rajada de vento no final da manhã desta quinta, 13-07. Com a ação repentina do vento, parte do telhado da escola foi arrancado. Pedaços de telhas foram arremessados para a parte externa. Dois carros foram atingidos.

Foto: Luana Caroline Mayrhofer / Clic Floripa

De acordo com o diretor, Carlos Wendt, a ventania ocorreu por volta do meio dia, justamente no momento em que as aulas haviam sido encerradas. Ele afirma que no momento do acidente, vários estudantes estavam saindo e havia bastante movimento de pais de alunos entrando e saindo, mas ninguém foi atendido.

O diretor afirmou que o vendaval durou cerca de um minuto, mas foi o bastante para causar um grande estrago na edificação, que já havia sido atingida por um ciclone bomba em 2020. “Foi tudo muito rápido, durou no máximo um minuto, mas o estrago foi muito grande. Felizmente ninguém se feriu, o que até causa certa surpresa, porque havia muita gente circulando pela escola naquele momento, mas não tivemos informação de feridos”, afirmou Wendt.

Foto: Luana Caroline Mayrhofer / Clic Floripa

A Secretaria Municipal de Educação, antecipou o início do recesso, que que pelo calendário, seria na próxima segunda, 17-07, por conta do acidente, e da interdição do local pela Defesa Civil Estadual. Na tarde da quinta, 13-07, a Intendência do Rio Vermelho mobilizou uma equipe de funcionários e máquinas para realizar a limpeza da parte externa da escola e da praça, que fica em frente.

Foto: Luana Caroline Mayrhofer / Clic Floripa

Uma construtora já iniciou, logo após o acidente, os trabalhos de recuperação do telhado. Ainda de acordo com Carlos Wendt, a previisão é de que a obra fique pronta em duas semanas, período em que as aulas serão retomadas.

A reportagem do Clic Floripa, teve acesso à parte superior da escola e registrou imagens exclusivas. O material está em uma reportagem em vídeo no canal Clic Floripa no Youtube. Para assiistir à reportagem, clique aqui.

De acordo com a Epagri, o fenômeno que atingiu a escola, foi um vento forte associado à diferença de pressão entre um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul e chegada de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão).