Foto: Divulgação / Udesc

Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu nesta sexta, 04-08, o lançamento da exposição Do Ocre aos Azuis, de Silvana Leal e Antônio Augusto Bueno. A mostra poderá ser visitada até 30 de agosto. O Mesc está localizado no Centro Histórico de Florianópolis.

Do Ocre aos Azuis é “resultado do diálogo entre os dois artistas da Região Sul – Silvana Leal, do Ateliê Casa das Ideias, em Florianópolis, e Antônio Augusto Bueno, do Jatutipê Atelier, em Porto Alegre – durante as residências artísticas de ambos nos dois espaços, entre 2019 e 2022”.

Segundo os organizadores, “o trabalho partiu inicialmente da ideia conceitual de um elemento básico pictórico, que são os tecidos nas cores azul e ocre, que entram como dispositivo para a construção de uma tela ao ar livre onde os elementos naturais (mar, areia, vento) fazem parte de uma real pintura proposta por Antônio Augusto”.

Também estará em exposição na mostra o filme “Do Ocre aos Azuis”, que dá nome à exposição. Silvana, que assina o roteiro e a direção, “o filme é uma tela em constante movimento, que busca transitar por diversos estados reais e imaginários”. “As imagens seguem uma cadência de elementos plásticos, visuais e sonoros. Cada matéria expressa o que cada corpo em si contém em seu mecanismo afetivo ao libertar o espírito com seus tons cromáticos.”

Sobre os artistas

Silvana Leal é psicóloga e artista multimeios. Iniciou carreira nas artes visuais e na literatura, trabalhando com fotografia, poesia e a performance como suportes básicos de seu trabalho. Hoje, ampliou o espectro de linguagens e tem trabalhado essencialmente com audiovisual, projetos gráficos e edições de livros, além da pintura, gravura e música. É diretora do espaço artístico Ateliê Casa das Ideias, na qual coordena projetos culturais e editoriais, desenvolve trabalhos de criação, curadoria e orientação criativa dentro do Programa de Residência Artística e Consciência Criativa. Publicou diversos livros, recebeu prêmios e participou de salões no Brasil e no exterior.

Antônio Augusto Bueno é graduado em Desenho. Desde 1996, mostra seu trabalho no Brasil e no exterior. Artista representado pela Galeria Mamute, tem trabalhos em acervos de instituições como a Fundação Vera Chaves Barcelllos, Pinacoteca Ado Locatelli, Pinacoteca Barão do Santo Ângelo, Fundação Franklin Cascaes, museus do Rio Grande do Sul e coleções privadas. Desde 2008, trabalha, ministra aulas e é curador do espaço expositivo do Jabutipê.

Foto: Assessoria de Imprensa da Udesc