A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) integra a missão técnica da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) que visitará cerca de 20 instituições em quatro cidades da África do Sul entre 21 de agosto e 2 de setembro.
Composta por quase 40 reitores e representantes de instituições filiadas à Abruem, a comitiva visitará universidades em Durban, Cidade do Cabo, Port Elizabeth e Johanesburgo – com o objetivo de conhecer cenários educacionais, científicos e culturais.
Pela Udesc, fazem parte da delegação a procuradora jurídica, Juliana Lengler Michel, representando o reitor, e o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos.
Durante a viagem de Balduíno, o professor Eduardo Jara assume interinamente o comando da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex). Ele atua na pasta como coordenador de Extensão.
Programação
Em Durban, a comitiva participará de reuniões e visitas à Universidade de Kwazulu-Natal (UKZN) e à Universidade de Tecnologia de Durban; do workshop de Liderança Global; e da Conferência Ieasa.
Na Cidade do Cabo, capital legislativa e segundo maior centro financeiro, econômico e comercial do país, serão visitadas a Universidade Stellenbosch (SUN), a Universidade do Cabo Ocidental (UWC) e a Universidade de Cape Town (UCT).
Em Port Elizabeth, que possui um dos maiores portos da África do Sul, a comitiva conhecerá a Universidade Nelson Mandela e a Universidade Rhodes.
Já em Joanesburgo, capital da província de Gauteng e uma das grandes metrópoles do país, os participantes da missão conhecerão quatro universidades – de Johannesburg (UJ), de Witwatersrand (WIT), de Pretória (UP) e da África do Sul (UNISA) – além da sede da Embaixada do Brasil
Em outubro do ano passado, o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, integrou a missão internacional da Abruem ao México.
Fonte:
Assessoria de Comunicação da Udesc