Foto: Divulgação / MPSC

MPSC cedeu e vai ajudar na implantação do aplicativo no GAECO do Distrito Federal e Territórios.

Em uma cerimônia com a presença dos Procuradores-Gerais de Justiça de Santa Catarina, Fábio Trajano, e do Distrito Federal e Territórios, George Seigneur, foi assinado um termo de cooperação técnica para cessão de uso do aplicativo SGO, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), para os agentes do GAECO do Distrito Federal e Territórios, bem como para treiná-los e auxiliá-los na instalação da ferramenta.

O SGO (Sistema Gestor de Operações) é de propriedade do MPSC e começou a ser desenvolvido há pouco mais de um ano pela equipe do CyberGAECO. A ferramenta, disponível no sistema Android, visa otimizar, organizar e padronizar o trabalho dos agentes do GAECO no cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão.

No evento de assinatura do termo de cooperação com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Fábio Trajano destacou o trabalho do CyberGAECO, que desenvolveu o aplicativo. “Em um ano, nos tornamos referência com o CyberGAECO. E por quê? Porque investimos na rede, na atuação integrada interinstitucional, em equipamentos e, principalmente, em qualificar os profissionais”, ressaltou.

Na ocasião, foi feita a apresentação do aplicativo pelos desenvolvedores do SGO. O MPDFT é o primeiro a receber a ferramenta em cessão do MPSC. Segundo o coordenador do GAECO do MPSC, Marcio Cota, outros Ministérios Públicos e Polícias já demonstraram interesse em usar o SGO em suas operações e no cumprimento de mandados.

Desde a última terça-feira (5/9), quatro Promotores de Justiça e dois servidores do Distrito Federal estão em Florianópolis para um treinamento sobre o SGO.

O Procurador-Geral de Justiça George Seigneur, do MPDFT, destacou o trabalho inovador do MPSC no combate ao crime com o uso da tecnologia. “O MP de Santa Catarina está sempre na vanguarda. Esta ferramenta nos vai ser muito útil. Quando o Dr. Luiz Ishihara, coordenador do GAECO do Distrito Federal, falou do aplicativo, ele o fez com muito entusiasmo. Então só temos a cumprimentar toda a equipe do MPSC. Acredito que somos MPs coirmãos”, comemorou.

O SGO já está sendo utilizado em todas as ações dos grupos regionais de GAECO e CyberGAECO em Santa Catarina e, após a implantação, passará a ser usado também nas ações do grupo do MPDFT.  

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC