Com apoio da SCGÁS, evento debate ações de fomento do Gás Natural Veicular em Santa Catarina.
Reunindo representantes de toda a cadeia do Gás Natural Veicular em Santa Catarina, a terceira edição do Fórum do Uso Consciente de GNV foi realizada na última terça, no Square SC Business Center, em Florianópolis. Convertedoras, organismos de inspeção veicular e usuários de GNV estiveram presentes, juntamente com a SCGÁS, para discutir assuntos como segurança, eficiência energética e impacto ambiental, além de soluções inovadoras para o setor.
O evento foi organizado pela Associação Catarinense dos Organismos de Inspeção (ACOI), e pela Associação Brasileira de Engenharia Mecânica de Santa Catarina. Além da SCGÁS, também participaram entidades como o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC), Agência de Regulação de Serviços Públicos (Aresc), e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina.
O Fórum também foi transmitido online. Entre os destaques da programação, na parte da manhã, os engenheiros Rafael Nicolazzi e Ronaldo Lopes, da SCGÁS, expuseram a situação do mercado de GNV em Santa Catarina, apresentando perspectivas de redução tarifária do combustível para o próximo ano, cenário de suprimento e abastecimento de Gás Natural e biometano nos veículos pesados no Brasil, a partir da implantação dos Corredores Azuis no estado.
No período da tarde, autoridades presentes dialogaram sobre ações de incentivo do Governo de Santa Catarina ao mercado de Gás Natural Veicular. Aplaudido pelos presentes, o diretor-presidente da SCGÁS, Otmar Muller, trouxe a prévia do anúncio de uma nova Campanha de Bonificação, voltada para novas conversões em GNV, que deverá ser divulgada em outubro deste ano. O presidente da ACOI, Eduardo Maran Bueno, complementou anunciando que os contemplados com as bonificações da SCGÁS também receberão vistorias gratuitas.
Para a SCGÁS, que hoje distribui Gás Natural para 140 postos de abastecimento, os desafios estratégicos hoje envolvem a ampliação da oferta do GNV no interior do estado, atendendo assim novas regiões em potencial, e proporcionando o abastecimento de alta vazão para a frota pesada. Além disso, outro desafio é prover condições para aumentar o uso seguro do GNV como combustível limpo da transição energética, fomentando a redução do IPVA, ICMS, frota pública estadual, entre outros.