Depois de rodar mais de 4 mil Km, durante mais de um ano, e de realizar 26 coletas de água salgada, os profissionais da Epagri/Ciram encerraram uma etapa importante do projeto de pesquisa que tem entre seus objetivos aprofundar o conhecimento sobre a qualidade da água na baía da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis.
Trata-se do projeto “Base tecnológica para zoneamento integrado ambiental da maricultura”, apelidado pelos pesquisadores de “BaTZIngra Maricultura”. Ele é desenvolvido na baía da Ilha de Santa Catarina, denominação técnica que representa a união das baías Norte e Sul, como a região é popularmente conhecida entre os habitantes da capital catarinense.
Luis Hamilton Pospissil Garbossa, coordenador do projeto e gerente da Epagri/Ciram, explica que as coletas forneceram dados valiosos para avaliação do modelo hidrodinâmico de qualidade de água da região. “Essa iniciativa é essencial para entender quão bem o modelo representa a realidade e para obter informações sobre a disponibilidade de nutrientes na baía”, descreve.
Diversidade de condições
Durante o período de coleta, a equipe do projeto enfrentou diferentes realidades na Baía da Ilha de Santa Catarina, incluindo marés altas e extremamente baixas, bem como águas calmas e agitadas. Luis Hamilton explica que essa diversidade de condições permitirá uma análise mais abrangente e representativa dos dados coletados.
Entre os parâmetros analisados nas amostras coletadas, estão oxigênio dissolvido (OD), temperatura e salinidade, medidos in loco com o uso de sonda multiparâmetros. Além disso, foram realizadas análises de laboratório para determinar a concentração de clorofila-a, carbono orgânico total (COT) e sólidos totais.
Com os dados coletados, o projeto entra na próxima fase, que envolve o processamento dessas informações para entender melhor a distribuição de compostos na baía e relacioná-los com os resultados do modelo hidrodinâmico de qualidade de água. “Essa abordagem interdisciplinar e abrangente promete lançar luz sobre as complexas interações da baía da Ilha de Santa Catarina”, justifica o gerente da Epagri/Ciram.
Luis Hamilton destaca o empenho dos pesquisadores que atuam no projeto BaTZIngra Maricultura. “A equipe trabalhou incansavelmente ao longo do ano, realizando duas campanhas de coleta a cada mês. Esse esforço contínuo foi essencial para garantir o monitoramento da qualidade da água na baía da Ilha de Santa Catarina, com a promessa de fornecer informações valiosas para a gestão sustentável da região e da maricultura”, finaliza o pesquisador.
Fonte: ASCOM / Epagri/Ciram