Foto: Divulgação / Secom

A nova Estação de Tratamento de Esgoto dos Ingleses, a ser inaugurada pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) vai beneficiar diretamente 42 mil moradores com o esgoto tratado. É o equivalente à população da cidade de Laguna, município atendido pela CASAN no Sul do Estado. O esgoto virá para a Estação por 68,6 km de redes instaladas para futuras ligações.

Em visita técnica à estação, nesta quarta-feira (18), o diretor-presidente Edson Moritz e o diretor de operação e expansão Pedro Joel Horstmann confirmaram o aumento na cobertura de esgoto da capital em 5%, atendendo aos bairros dos Ingleses e do Santinho, no Norte da Ilha.

Do total de esgoto tratado, 63% virá dos Ingleses e 37% do Santinho. O valor investido na obra supera os R$ 132 milhões, obtido pela CASAN em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Na construção foram utilizadas 327 toneladas de aço, além de 3,2 mil m³ de concreto. A ETE também vai lançar mais de 9 milhões de litros de efluente tratado com 98% de pureza ao Rio Capivari diariamente. Com isso, o tratamento vai atuar na despoluição do rio e garantir a balneabilidade das praias dos Ingleses e do Santinho, que recebem milhares de turistas todo verão.