Nesta terça-feira, 14 de novembro, aconteceu a abertura oficial da Mostra Cultural RadarCult, em comemoração aos dez anos do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC). A Mostra ficará em exposição até o dia 23 deste mês, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho do Palácio Barriga Verde, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
Para marcar a abertura da exposição, o secretário de Estado coronel Armando ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer o discurso celebrando o legado do Programa. “Há dez anos esse Programa era um Projeto-piloto com apenas três municípios participantes, Rio do Sul, Criciúma e Xanxerê. Nessas primeiras turmas haviam 150 alunos participantes e 15 professores. Hoje, em 2023, já atingimos cerca de 39 mil alunos, e a nossa meta é chegarmos até 100 mil alunos e alcançar os 295 municípios do nosso estado”.
Coronel Armando também aproveitou para pedir o apoio da Assembleia para transformar o PDCE em lei. Dessa forma, todas as escolas catarinenses poderão incluir o Programa em seus currículos e, consequentemente, ter mais pessoas capacitadas. O PDCE atende estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Ao longo desses dez anos, já foram contemplados 209 municípios, 643 escolas e 625 professores.
Na Mostra Cultural RadarCult, o público pode conferir a evolução do programa, as atividades desenvolvidas nas escolas, com foco na atuação compartilhada e eficaz na redução de riscos e gestão de desastres junto à comunidade escolar. Além disso, é possível conferir trabalhos pedagógicos desenvolvidos por meio do PDCE, como maquetes, quadrinhos, tornado de pote, pluvipets e muito mais.
Regina Panceri, coordenadora do Programa Defesa Civil na Escola, explicou sobre o propósito do PDCE e como ele se tornou referência e exemplo a ser seguido, “a gente sempre teve o Programa com o propósito de ensinar a autoproteção e a resiliência, e com persistência e trabalho coletivo, juntamente com as escolas e todo o envolvimento dos professores e dos estudantes, e também com a própria equipe da nossa Secretaria, proporcionou que nós chegássemos nesses 10 anos consolidados, sendo uma experiência inédita no país e modelo para muitos estados”.
Finalizando o evento de abertura, Coronel Armando, secretário de Estado, foi intitulado o mais novo embaixador do PDCE, além de, também, terem sido realizadas homenagens para embaixadores, apoiadores e professores do Programa: Coronel Fabiano de Souza, Rosinei da Silveira, Luciano Peri, Coronel Alexandre Corrêa Dutra, Daniel Bazanella Cardoso, Antonio Edival Pereira, Valdermar Lorega Duarte, Regina Panceri, e toda equipe da Diretoria de Gestão de Educação da SDC.
Fonte: Secom