Na Cúpula de chefes de Estado do bloco, presidente reforçou como prioridades da Presidência brasileira no G20 a inclusão social e o combate à fome e à pobreza, a transição energética e o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global.
Em discurso durante a Cúpula de chefes de Estado do Mercosul, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu o bloco como espaço estratégico de coordenação para temas globais e convidou os países a atuarem como parceiros na construção das ações para o sucesso do G20.
“O Mercosul é um espaço estratégico de coordenação também para temas globais. Em dois anos, o Brasil vai sediar a COP 30 e eu espero que todos vocês estejam participando ativamente, que é a primeira vez na história que a Amazônia vai falar dela própria”, afirmou o presidente.
“O projeto que nos levará à COP de Belém passa pela Presidência do Brasil no G20. Nós vamos fazer, possivelmente, a mais importante reunião e eu quero contar com o apoio e a participação de vocês, porque vamos ter dezenas de reuniões de muitos ministérios e temas e vocês sabem que todos os companheiros do Mercosul e da América do Sul são nossos convidados na construção do sucesso dessa situação”, completou Lula.
Ele ressaltou que o tema do país é “Construir um mundo justo e um planeta sustentável” e lembrou que a Presidência brasileira terá três linhas de ação: “Primeiro, a inclusão social e o combate à fome e à pobreza. Segundo, transição energética e desenvolvimento sustentável. Terceiro, a reforma da governança global”, concluiu.