Após alguns dias de negociações, Dorival Júnior decidiu trocar o São Paulo para comanda a Seleção Brasileira. A confirmação saiu na tarde do último domingo, 07-01, durante o velório de Zagallo na sede da CBF.
Dorival Silvestre Júnior, tem 61 anos e é natural da cidade de Araraquara, SP. Como jogador, iniciou na Ferroviária de Araraquara, em 1982. O auge de sua carreira como jogador, foi entre 1989 e 1994, período em que jogou pelo Palmeiras e depois, pelo Grêmio, onde foi campeão gaúcho em 1993.
Em Santa Catarina, Júnior jogou pelo Avaí de 1985 a 1986 e pelo Joinville, sendo campeão catarinense em 1987. O último clube do volante Júnior, foi o Botafogo-SP, onde encerrou a carreira em 1999, aos 37 anos.
Em 2002, Dorival inicia o desafio de ser treinador de futebol, justamente na Ferroviária, onde 20 anos antes, ele iniciava como jogador. No ano seguinte, ele ocupou o cargo de gerente de futebol do Figueirense, onde ele ocupou cargo de técnico interino e acabou sendo efetivado.
Em SC, ele treinou também o Criciúma e o Avaí. O trabalho do técnico Dorival Júnior, ganhou maior notoriedade após sua passagem pelo Santos em 2010, onde venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.
Em 2022, Dorival levou o Flamengo duas conquistas importantes: Copa do Brasil e Libertadores. Mesmo com as conquistas, ele não permaneceu no Flamengo em 2023, e em Abril aceitou o convite do São Paulo e passou a treinar o Tricolor Paulista, onde voltou a conquistar a Copa do Brasil e só saiu para comandar a Seleção Brasileira.
O ano de 2024 reserva dois desafios importantes para o novo comandante da Seleção. No primeiro semestre, a Copa América, que será disputada nos Estados Unidos e no segundo semestre, eliminatórias para a Copa de 2026. Antes, o Brasil deve realizar dois amistosos de alto nível na Europa, contra Espanha e Inglaterra.