Boa notícia para a Capital e o Sul catarinense. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovaram a implantação de quatro motolâncias, duas em Florianópolis e duas em Criciúma, durante reunião na última quinta-feira, 04, na sede do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). O próximo passo será a compra das motos e o treinamento das equipes para o serviço começar.
Por ser uma opção ágil e eficiente, as motolâncias facilitam o acesso aos locais de grandes congestionamentos, além de diminuir o tempo resposta das ocorrências. Para Dionisio Medeiros, diretor de APH Móvel, as motolâncias oferecem outras vantagens. “Temos maior mobilidade, acesso às áreas difíceis, tempo resposta mais rápido, custo operacional mais baixo devido menor consumo de combustível e manutenção mais acessível, flexibilidade em situações de emergências, como em shows, festivais ou eventos esportivos e a praticidade em dar assistência imediata”, explica ele.
As motolâncias são pilotadas por um técnico de enfermagem, altamente treinado, para realizar o primeiro atendimento emergencial ao paciente. Elas estão equipadas com o essencial para a prestação de cuidados com a saúde, como desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. As motos servem como apoio das Unidades de Suporte Básico (USB) e das de Suporte Avançado (USA).
“Ao complementar as ambulâncias tradicionais, as motolâncias dão mais chances de sobrevida, pois os profissionais trabalham em situações em que cada minuto conta, como em casos de parada cardíaca ou trauma grave”, ressalta Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.
As motolâncias desempenham um papel fundamental no atendimento de emergência, garantindo uma resposta rápida e eficaz a situações críticas, salvando vidas e proporcionando cuidados essenciais no momento e local da ocorrência da forma mais adequada possível.
Ampliação das motolâncias
Os secretários municipais de Saúde que têm interesse em implantar as motolâncias, deverão efetuar o pedido através de um ofício com anuência do prefeito, para a Superintendência de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SUE/SES), para efetivar o processo. Antes da ampliação do serviço será realizado um estudo de viabilidade, com detalhamento técnico, para ter conhecimento se é possível realizar o serviço na localidade. Além disso, vale ressaltar que os municípios deverão ter Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA) ativos para a viabilização das motolâncias.
Fonte: Secom