Foto: Divulgação / SES

Nesta terça-feira, 4, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP), promoveu o I Fórum de Supervisores de Programas de Residência Médica e Coordenadores de Programas de Residência Multiprofissional do Estado de Santa Catarina. A abertura do evento reuniu 130 participantes no Centro de Eventos K-Platz, em São José.

O fórum é direcionado a supervisores e coordenadores de programas de residência médica e multiprofissional e tem como objetivo promover o diálogo, o compartilhamento de experiências e a atualização sobre as melhores práticas e inovações no campo da educação em saúde.

Para Aline Daiane Schlindwein, diretora da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, as residências em saúde desempenham fundamental, proporcionando um ambiente de aprendizado prático e contínuo, onde a teoria encontra prática e onde os profissionais se preparam para enfrentar os desafios reais do dia a dia.

“É uma enorme satisfação para a Secretaria de Estado da Saúde dar as boas-vindas ao primeiro Fórum Catarinense de Residências em Saúde. Esse evento é muito esperado e é um marco na história da formação em saúde no nosso Estado. O objetivo é promover um espaço de diálogo, compartilhar experiências enriquecedoras, bem como atualizar a todos sobre as questões que norteiam os programas de residências em saúde. A formação de profissionais de saúde é um pilar fundamental para a construção de um sistema de saúde mais justo, eficiente e de qualidade”, declarou Aline.

Foto: Divulgação / SES

Durante o evento, os participantes assistiram a palestras com especialistas renomados, além de participarem de workshops interativos e mesas-redondas que abordaram temas relevantes e atuais para a formação profissional em saúde. Além disso, o fórum proporcionou um espaço para networking, permitindo a troca de conhecimentos e a construção de parcerias entre os diferentes programas de residência do estado.

O encontro é pioneiro no país e inclui a participação de membros do Ministério da Saúde e da Educação que levarão as demandas discutidas para Brasília, onde está sendo desenvolvida a Política Nacional de Residências. O evento também contou com a presença de diretores dos hospitais próprios da SES e da vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Maria Isabel Girotto.

ASCOM | SES