Os resultados da 23ª Feira do Mel de Santa Catarina confirmaram a trajetória de sucesso desse evento que, anualmente, aproxima apicultores e consumidores para a venda direta de produtos das abelhas. Entre 8 e 11 de maio, 55 mil pessoas passaram pelo Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, e conferiram a qualidade dos produtos catarinenses. As vendas somaram 53 toneladas de mel e derivados em quatro dias de feira.
Os números destacam o poder dessa cadeia produtiva para gerar renda, incluir os pequenos produtores e fortalecer a economia. A feira reuniu 250 produtores em 26 estandes, e um desses espaços foi dedicado exclusivamente aos produtos das abelhas nativas (sem ferrão). “Essa iniciativa, promovida pela Câmara Setorial, representa um importante passo para a valorização e o reconhecimento das espécies nativas. Isso amplia as oportunidades no mercado”, avalia Rodrigo Durieux da Cunha, coordenador de apicultura na Epagri.
Produtos das abelhas
A diversidade de produtos também chamou a atenção do público. “Muitos produtores estão investindo em produtos como própolis, pão de mel, aguardente de mel e hidromel, o que não só agrega valor aos negócios, mas também amplia as opções para os consumidores”, acrescenta Rodrigo.
Anualmente, a Feira do Mel também promove a educação e a conscientização ambiental dos visitantes. O espaço recebeu visitas de escolas, permitindo que centenas de crianças aprendessem sobre a importância social, econômica e ambiental das abelhas, além dos benefícios dos produtos para a alimentação.
A Feira do Mel de Santa Catarina é organizada em parceria entre Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Epagri, Sebrae, Senar, UFSC e Prefeitura de Florianópolis. O evento conta com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura.
ACOM | Epagri