De sexta-feira a domingo (7 a 9 de junho), moradores da Grande Florianópolis e turistas que passarem pelo Shopping Itaguaçu, no município de São José, terão a oportunidade de adquirir produtos da agroindústria familiar do Rio Grande do Sul. Nesses dias será realizada a Feira do Queijo Gaúcho, que tem como objetivo apoiar os agricultores do estado vizinho que foram atingidos pelas enchentes de maio que devastaram cidades e propriedades rurais no Rio Grande do Sul.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS) é a promotora do evento, com apoio da Epagri. Na feira estarão à venda produtos de 24 agroindústrias, entre embutidos, queijos, iogurtes, vinhos, espumantes, sucos, geleias, doces em calda, doces de leite, cachaça, frutas cristalizadas e farináceos, que representam a cultura alimentar gaúcha.
Todos os empreendimentos fazem parte do Programa Estadual da Agroindústria Familiar, uma política pública do estado do Rio Grande do Sul que tem o objetivo de fomentar a agroindustrialização e a formalização da atividade. Por conta das chuvas, as agroindústrias gaúchas tiveram a comercialização afetada, pois quase a totalidade de feiras foram canceladas, bem como lojas e supermercados foram afetados.
Diante desse cenário, muitos estados se prontificaram a auxiliar esses pequenos empreendimentos e um deles foi Santa Catarina. Tiago Pascoal, da loja Ao Queijo, em Florianópolis, se prontificou a organizar o evento, junto com parceiros como o Shopping Itaguaçu, que irá sediar a feira, e a Epagri, que vai fornecer a hospedagem e alimentação para os agricultores dos 24 estabelecimentos.
Empreendimentos participantes
@queijarianovaalemanha
@morangos_darosa_e_harth_doces
ACOM | Epagri