O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recebeu o prêmio de destaque no Diagnóstico da Destreza Digital do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria “Operações”. O MPSC foi destaque ao lado do Ministério Público de São Paulo. A honraria reconhece e valoriza os esforços dos ramos e unidades do MP para promover a transformação digital e faz parte da programação da segunda edição do Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público e da VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. Os eventos começaram ontem (19/6) e acontecem até sexta-feira (21/6) em Brasília.
Para a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciana Uller Marin, o prêmio representa “o reconhecimento do comprometimento e da dedicação de toda a equipe do Ministério Público de Santa Catarina em promover a transformação digital e em buscar constantemente a excelência nas operações institucionais, visando sempre melhor servir à sociedade.”
O Coordenador do iMPpulsoLab, Promotor de Justiça Lucas dos Santos Machado, reforça que “a participação do MPSC no maior evento de inovação e tecnologia específico para o Ministério Público é importantíssima para trocar experiências e buscar inspiração para novas soluções”.
O Promotor de Justiça Guilherme Zattar recebeu uma menção honrosa pela liderança na condução da Estratégia Nacional do Ministério Público Digital.
Representando o MPSC, participam a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciana Uller Marin; o Coordenador do iMPulsoLab, Promotor de Justiça Lucas dos Santos Machado; o Coordenador de Tecnologia da Informação, Orlando da Silva Baptista; o Gerente de Atendimento ao Usuário, Rodrigo de Souza Zeferino; o Coordenador de Planejamento, Paulo Cesar Allebrandt; a Gerente de Informações e Projetos, Marina Guterro da Silva; e a servidora Keli Soares Anhaia.
No primeiro dia de evento, aconteceu a oficina “Fábrica de futuros – pensando o MP de amanhã”, destinada a promover uma reflexão coletiva a respeito do futuro do Ministério Público. A abertura oficial do evento ocorreu no fim do dia, seguida pela palestra do especialista em Inovação e Governança Pública Wesley Vaz, intitulada “A nova governança pública na era da inteligência artificial – os impactos na liderança e na estratégia”.
Na programação ainda haverá palestras, oficinas e mostra de sistemas voltados a inovação e a tendências. O evento conta com especialistas em criatividade, inovação e tendências no mundo do trabalho. Combinando discussões, atividades práticas e brainstorming, a iniciativa busca equipar os participantes com visões e estratégias que preparem o Ministério Público para enfrentar desafios e desenhar possíveis futuros.
Os eventos são realizados pela Estratégia Nacional do MP Digital e pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público, em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC