O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Rodrigo Minotto (PDT), recebeu na manhã desta sexta-feira (12) o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. No encontro foi discutida uma solicitação de Minotto, pela criação de um posto de atendimento previdenciário no Palácio Barriga Verde.
A possibilidade de formalização de um acordo de cooperação técnica neste sentido recebeu uma sinalização favorável do ministro, que salientou a importância social do INSS. De acordo com Lupi, cerca de 40 milhões de brasileiros recebem algum benefício da Previdência Social, dos quais 7 milhões somente nos três estados da região Sul.
“A previdência tem um caráter social muito importante, praticamente 22% da população brasileira depende da Previdência e 60% dos municípios brasileiros, principalmente os pequenos e médios, dependem da circulação desses recursos.”
Presente ao encontro, o superintendente do INSS para a região Sul, Alberto Alegre, manifestou-se no mesmo sentido.
“O INSS tem buscado vários parceiros na sociedade, principalmente entre as instituições públicas, e a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina está nos dando essa possibilidade, através de um pedido do deputado Minotto. Nada melhor, portanto, do que ter aqui um posto, uma sala, na qual pessoas capacitadas por nós possam prestar esse atendimento à população.”
Na ocasião, Minotto qualificou a iniciativa como uma das prioridades do Parlamento estadual.
“As pessoas precisam ter um atendimento mais célere dos serviços do INSS e o que a Alesc puder fazer nesse sentido, será feito.”
Trajetória de amizade
Durante o encontro, Carlos Lupi , que é presidente licenciado do PDT, e Rodrigo Minotto, que preside a legenda no estado, também falaram sobre a longa trajetória de amizade entre ambos.
“É um orgulho para a gente ver a ascensão, o crescimento, de um ser humano que tem a sua origem, a sua natureza, no compromisso com os trabalhadores. Ele é um trabalhista”, disse Lupi.
“É sempre um prazer podermos receber um ministro do nosso país em Santa Catarina e nesse momento, em especial, o ministro Carlos Lupi, que é um grande amigo e parceiro do estado, uma pessoa com que temos uma convivência de mais de 30 anos dentro do PDT. E especialmente para mim, enquanto único representante da sigla na Assembleia Legislativa e nessa condição de presidente em exercício, é uma grande honra recebê-lo aqui”, afirmou, por sua vez, Minotto.
O parlamentar também é autor de um projeto de lei que concede o título de Cidadão Catarinense a Carlos Lupi. A proposição foi aprovada em plenário nesta quarta-feira (10), e agora aguarda a sanção do governador.
Alexandre Back
AGÊNCIA AL