Foto: Marcelo Padilha/ EQI / Divulgação

A 10a edição da Money Week, evento exclusivo para mais de três mil investidores, em Balneário Camboriú, abriu nesta sexta-feira, 2, com painel evidenciando Santa Catarina como destaque entre mercados regionais brasileiros (Brazilian Regional Markets ou BRMs) prontos para receber investidores internacionais. 

O Governador Jorginho Mello foi representado no evento pelo secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulinho Bornhausen, que repercutiu sobre os indicadores positivos apresentados pela Apex Partners, e falou de características que fazem Santa Catarina saltar o Brasil em quesitos essenciais para a atração de investimentos.

Bornhausen falou em nome do governador Jorginho ao lado de Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, de Fernando Cinelli, presidente Apex Partners, e de Ricardo Frizera, sócio-diretor da organização que se apresentou no painel que habilita um BRM. 

O crescimento anual do PIB em 3,7% e o terceiro índice de abertura econômica do país (40%) foram os primeiros indicadores catarinenses a figurar na apresentação da Apex Partners. 

“Santa Catarina se orgulha por receber este evento, que destaca os governos competentes, gerenciados e com dados mensuráveis. Porque, o que não se mede, não se gerencia. E é isto que o governador Jorginho tem feito aqui, arrumar as contas públicas para poder apresentar esta projeção de futuro”, indicou o secretário Paulinho Bornhausen.

Autonomia e diversificação econômica são atraentes

Santa Catarina foi o estado destacado como líder nacional em capital humano, segurança pública e sustentabilidade social, e o primeiro lugar na produção da indústria de vestuário e da indústria diversificada.

Bornhausen ressaltou a economia plural e a autonomia empreendedora como pontos fortes de Santa Catarina para a realização de negócios. “A diversidade é muito forte em nossa indústria, no agronegócio, no comércio. Mas temos o desafio de entender o Brasil como ele é e pular o Brasil para avançarmos. Temos uma política com o exterior, somos um estado extremamente internacionalizado”. 

Na condição de especialista, Fernando Cinelli apontou aos investidores que diversificação não se trata somente da classe de ativos, mas de pensar regionalmente dentro do próprio país. “Se a sua posição depende mais de um tipo de atividade econômica que, por algum choque interno ou externo, venha a ser afetada, se a sua posição é totalmente concentrada naquela região e naquela atividade, você acaba tendo uma exposição desnecessária”, recomendou.

O governador capixaba Renato Casagrande abordou que a confiança está relacionada à governança. “Santa Catarina e o Espírito Santo têm governos que trabalham na diversificação econômica e na qualidade de vida. A administração pública, quando bem gerenciada, permite pensar no médio e longo prazo. Isto atrai a confiança do investidor.”

Os BRMs e principais pontos fortes

Acompanham SC na lista dos BRMs estados como Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Todos crescem acima da média nacional e estão no top 10 da competitividade, com estabilidade institucional, bons índices de desenvolvimento humano, indústria e agribusiness fortes, infraestrutura de saneamento, hubs internacionais de negócios e forte mercado imobiliário.

A Money Week se destaca como um evento de grandes personalidades do mercado financeiro e do empreendedorismo nacional e internacional. É realizada pela EQI Investimentos e sua 10a edição foi realizada na sexta-feira, 2 de agosto, no Expo Centro de Balneário Camboriú.

ASCOM | SAI