Foto: Jonatã Rocha / Secom

Inaugurado na última sexta-feira, 9 de agosto, o novo Contorno Viário da Grande Florianópolis, que se estende por 50 quilômetros e abrange quatro municípios, já está sob a cobertura operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Com a via em pleno funcionamento, a corporação assegura que suas equipes estão prontas para responder a qualquer emergência ao longo do trajeto.

A área de abrangência do contorno viário é atendida por 14 quartéis do CBMSC, estrategicamente distribuídos para garantir uma resposta rápida e eficaz. Esses quartéis são acionados através da Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM), que coordena as ocorrências de acordo com a localização exata do incidente. “O Corpo de Bombeiros já possui quartéis nos municípios pelos quais o contorno passa, então estamos preparados desde o primeiro dia para atender qualquer emergência. A população pode ligar para o número 193, e a ligação será direcionada à nossa central regional, que identificará o local da ocorrência e acionará o recurso mais próximo para garantir um atendimento ágil”, explicou o major Clemente Stähelin Michels, supervisor do COBOM da 1ª Região.

Entre os quartéis mais próximos do contorno viário estão os de Tijucas, São João Batista, Brusque, Antonio Carlos, Bombinhas, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Biguaçu, Palhoça Central, Pinheira, São José, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz e Rancho Queimado. Em caso de emergência, os bombeiros mais próximos serão acionados, garantindo que o atendimento seja feito da maneira mais rápida possível.

O major Michels destacou ainda que, em situações onde a guarnição de um determinado município já esteja ocupada, outra viatura, localizada na região próxima, será imediatamente acionada para evitar qualquer atraso no atendimento. “A região do contorno viário é totalmente coberta pela 1ª Região de Bombeiro Militar (1ª RBM), que inclui sete batalhões, entre eles o de Florianópolis (1º BBM) e o de São José (10º BBM). Estamos prontos para agir juntamente com outras organizações que também prestam serviços na faixa da BR-101, para atender a qualquer necessidade da população”, completou Michels.

O CBMSC reforça a importância de a população estar ciente do número de emergência 193, que deve ser acionado em casos de acidentes ou outras emergências.

Karla Lobato | CBMSC