Foto: Divulgação / TJSC

Beneficiados são de São José, Sangão e São Miguel do Oeste.

O programa Lar Legal, do Poder Judiciário catarinense, continua a tornar realidade o sonho de catarinenses em ter o seu terreno regularizado. Desta vez, 301 famílias de São José, na Grande Florianópolis, de Sangão, no Sul, e de São Miguel do Oeste, no extremo oeste do Estado, receberam os títulos de propriedade de suas terras. Neste ano, já foram distribuídas 2.814 matrículas.

Em São José, o programa entregou 172 títulos. Os beneficiados deste município vivem nos loteamentos Orlando Coelho, Renata 2 e Vila Formosa, e nas ruas Izidoro Natividade e Verissimo. Coordenador do Lar Legal, o desembargador Selso de Oliveira destacou que esta iniciativa busca colocar nas mãos dessas pessoas um documento já consolidado pelo tempo, de forma a dar proteção legal a elas, que tinham apenas o reconhecimento formal de sua posse.

“Este título é uma segurança para toda a família. Agora, o morador está apto a fazer um financiamento, melhorias e até negociar. Além disso, o poder público poderá proporcionar condições dignas de moradia, o que reflete diretamente na qualidade de vida dos moradores”, reforçou o magistrado, ao lembrar que isso era anseio dos cidadãos. A solenidade foi acompanhada por familiares e autoridades, entre elas a juíza Liana Bardini Alves, cooperadora do programa Lar Legal, que representou a diretoria do foro da comarca de São José.

No Sul, o Lar legal promoveu a entrega de 115 títulos a moradores dos loteamentos Alcides Rocha, Inácio José Estevam, Santina, Jaime Jonas Goulart e Morro Grande. A secretária de Desenvolvimento Social, Edione Ramos Pereira Luca, é assistente social e acompanha essas famílias há pelo menos 17 anos. “Foi muito gratificante ver cada um recebendo o documento. A gente sabe o quanto é importante e significativo para eles, e por isso nos emocionamos junto”.

Em São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste, outras 24 famílias moradoras do loteamento Ivo Manto celebraram o fim de décadas de espera. Elas receberam os títulos de propriedade no último dia 9 de agosto. A solenidade de entrega aconteceu no salão nobre da prefeitura. 

Conteúdo:  NCI/Assessoria de Imprensa