Uma manhã repleta de sorrisos e carinho marcou a visita especial que quatro cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) fizeram ao Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) nesta terça-feira, 27. Acompanhados de seus tutores e do mascote Hunter, os cães proporcionaram momentos de afeto e distração às crianças em tratamento, além de emocionar familiares e funcionários da unidade.
Os binômios, duplas formadas pelos cães de busca e seus tutores, foram compostos pelo sargento Willian Valdeley Marques e o cão Marley; sargento Genivan Küll e o cão Nick; cabo Jean Renato Vieira e a cadela Ilha; e cabo Thiago Evandro Amorim e a cadela Moana. Eles percorreram diversos setores do hospital, transformando a atmosfera de apreensão em um ambiente mais leve e acolhedor, graças à presença dos animais. A ação faz parte do projeto “Energia que Transforma”, uma iniciativa conjunta entre o CBMSC, a Associação de Voluntários da Saúde (AVOS), e o Hospital Infantil, que começou em 2022. Pela primeira vez, os quatro cães se reuniram em uma única visita ao hospital.
Essa foi também a primeira intervenção assistida dos cães após retornarem da missão de busca e resgate no Rio Grande do Sul. Segundo o cabo Jean, um dos tutores, a presença dos cães nos ambientes hospitalares tem um efeito transformador. “Durante a visita, ao entrarmos nas alas do hospital, era possível perceber a tristeza, a agonia, ou a ansiedade no semblante das pessoas. Mas, quando os cães chegam, tudo muda. As crianças e suas famílias, que estão ali enfrentando desafios psicológicos ou físicos, acabam esquecendo os problemas por um momento. A transformação que esses cães promovem é fantástica”, destacou.
Além dos benefícios emocionais para os pacientes, a interação é igualmente valiosa para os cães, que ganham mais confiança ao se acostumarem com pessoas desconhecidas, o que é crucial durante operações de busca.
Para a diretora do HIJG, Maristela Biazon, esse contato traz benefícios valiosos. “A interação dos cães com as crianças é fantástica. Ela alegra o ambiente, torna mais divertido, mais atrativo e estimulante para eles. É um momento muito especial e traz benefícios para o tratamento porque tiram toda aquela carga que é estar em um ambiente hospitalar”, afirma.
Zélia Maria, presidente da AVOS, ressaltou a importância da parceria entre a organização e o CBMSC. “Hoje foi um dia de felicidade para as crianças e para todos nós que vivenciamos esse momento no hospital. A visita dos cães fez uma diferença enorme na vida das crianças em tratamento. Ver a felicidade no olhar delas ao encontrar com os cães amigos é algo maravilhoso. Nossa gratidão ao Corpo de Bombeiros por esse lindo trabalho”, afirmou.
CBMSC | Imprensa