A SCGÁS alcançou um marco histórico ao registrar, pela primeira vez, a venda de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural em um único mês no mercado urbano. Esse resultado em julho é fruto de uma série de estratégias e investimentos direcionados à expansão da rede de gás em importantes municípios catarinenses, como Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí, Pomerode, Florianópolis, São José, Palhoça, Criciúma, Tubarão, Blumenau, Joinville e Lages.
Nos últimos anos, a companhia tem ampliado cada vez mais suas redes de distribuição, o que facilitou a captação de novos clientes. Além disso, o combustível tem sido amplamente aceito por parceiros da SCGÁS, como construtoras, projetistas, arquitetos e administradores de condomínio, entre outros. Essa relação promove o uso do gás natural tanto em empreendimentos residenciais em construção, como já habitados, bem como em comércios novos ou em operação como hospitais, hotéis e shoppings.
“A distribuição de gás natural via rede de gasodutos oferece vantagens que são cada vez mais reconhecidas pelos clientes, incluindo melhorias na mobilidade urbana, economia de espaço útil nos empreendimentos e maior liberdade construtiva para fachadas e áreas de acesso”, explica Gustavo Caldas, gerente comercial do mercado urbano.
Para manter e até ampliar esse volume de vendas no futuro, a SCGÁS continua investindo na expansão das redes urbanas e na melhoria de seus processos internos. Santa Catarina já é o terceiro maior estado em extensão de rede, e a companhia é a segunda maior em número de municípios atendidos. A empresa está comprometida em dobrar sua base de clientes no mercado urbano nos próximos quatro anos, atingindo mais de 55 mil unidades residenciais e 1.100 comércios.
O marco de 1 milhão de metros cúbicos consumidos em um mês reforça a importância do mercado urbano para a SCGÁS. O resultado é fruto de um alinhamento com o próprio planejamento estratégico da companhia, onde a participação do mercado urbano segue crescendo anualmente. Ainda, mostra como o gás natural é reconhecido pelos consumidores como uma solução inovadora e com uma série de benefícios.
Entre os segmentos que contribuíram para esse resultado, o comercial foi o destaque, representando 60% do volume total, com um aumento de 7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento foi especialmente impulsionado pelo aumento no consumo de gás em hotéis e restaurantes nas cidades de Balneário Camboriú, São José e Florianópolis. Já o segmento residencial, que respondeu por 40% do volume total, apresentou um aumento expressivo de 26% em relação a julho de 2023, com destaque para os municípios de Florianópolis, Criciúma, Tubarão e Balneário Camboriú.
Para o futuro, a SCGÁS enxerga um grande potencial no mercado urbano, impulsionado pelo crescimento dos municípios, a expansão da construção civil e a proximidade de potenciais clientes à rede de gás natural. “Esse cenário indica um futuro muito promissor, com vários anos de forte atuação comercial, ampliando os serviços nos centros urbanos, contribuindo para o desenvolvimento das cidades e alcançando cada vez mais lares catarinenses”, reforça Caldas
Redação Secom