O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, nesta terça-feira, 10 de setembro, as comunidades de São Sebastião do Curumitá e Campo Novo, no município de Tefé, e Manaquiri, em Manaus, durante agenda no estado do Amazonas para anunciar medidas de combate à seca na região. Durante as visitas, o presidente fez questão de sentar para conversar com moradores, respondendo dúvidas e encaminhando as demandas que surgiam.
Serão distribuídos nas comunidades 150 purificadores de água portáteis, doados por empresas privadas e produzidos pela startup paulista PWTech. Transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB), os purificadores já estão na base aérea de Manaus.
“São 150 filtros e cada um pode filtrar até 5 mil litros de água por dia. você pode pegar água do rio do jeito que ela está, colocar no filtro e, a hora que a água filtrar, você pode tomar o copo d’água, na hora a água está saudável e potável”, destacou o presidente.
Para o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, é preciso sinergia entre os governos para que os recursos necessários cheguem à população. “A gente responde mais pela ajuda humanitária, com toda a parte de alimentação, de água que for necessária, de combustível, onde ainda puder usar combustível para deslocamento, deixar apoio, requisitar aeronaves quando tiver necessidade”, elencou.
Fonte: Comunicação / Palácio do Planalto