Foto: Divulgação / Udesc

Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), que é o programa de extensão mais antigo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completou 35 anos de criação neste domingo, 22, oferecendo atualmente dez ações gratuitas no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, em prol da qualidade de vida de mais de 200 pessoas idosas.

Na última quinta-feira, 19, uma celebração no Pátio da Udesc Cefid marcou o aniversário do Geti, com apresentações do coral do programa, que é regido pelo maestro Adair Lima, e também de danças feitas por participantes do grupo e pelo Stúdio de Dança, do Instituto Estadual de Educação (IEE).

O evento reuniu os participantes do Geti e foi prestigiado pela diretora-geral da Udesc Cefid, professora Suzana Matheus Pereira, pela diretora de Extensão, professora Elaine Paulin Ferrazeane, e pelo professor aposentado Marino Tessari, diretor-geral na Gestão 1990-1994.

Além disso, houve uma homenagem à professora Giovana Zarpellon Mazo, que coordenou o programa durante 26 anos, até 2022. Hoje, a iniciativa é liderada pelo professor Joris Pazin, com o apoio da técnica Mirele Porto Quites e de bolsistas de graduação e de pós-graduação.

Símbolo da universidade

“O Geti representa o que a Udesc faz de melhor em ensino, pesquisa e extensão de qualidade. E isso nós devemos a vocês, então quero dar os parabéns a todos: parabéns, professora Giovana, por todo esse trabalho, muito representativo; parabéns, professor Joris, pela continuidade do trabalho; parabéns, Mirele, por ajudar a comandar esse programa; e parabéns e obrigada a todos os bolsistas pelo trabalho incessante de vocês”, afirmou a diretora-geral Suzana no seu discurso.

O professor Joris enalteceu e parabenizou sua antecessora pela atuação em quase três décadas. “É muita honra e uma grande responsabilidade coordenar o Geti”, declarou. “A professora Giovana deixou um trabalho magnífico, e pretendemos manter e aperfeiçoar ainda mais esse trabalho de excelência, que merece todo o nosso respeito e toda a nossa admiração.”

No seu discurso, a professora Giovana, que está em processo de aposentadoria, destacou a parceria com a equipe e os participantes do Geti durante todo o período em que comandou o programa. “Sou muita grata à universidade, ao Cefid, ao Geti e a todos vocês. Eu saio do Geti para me aposentar, mas o Geti nunca sairá do meu coração.”

“E tenho uma notícia boa para vocês: nós estamos lutando pela Política do Idoso na Udesc, para que ela potencialize todos os centros da universidade e o Cefid continue sendo forte no trabalho voltado ao envelhecimento humano”, comentou a docente.

A celebração dos 35 anos do Geti foi concluída com uma confraternização no Ginásio 2 da Udesc Cefid, com direito a bolo e vela para cantar parabéns para o programa.

Sobre o grupo

O Grupo de Estudos da Terceira Idade da Udesc Cefid foi criado em 22 de setembro de 1989, sob coordenação do professor Sergio Eduardo Parucker e da professora Zenite Machado, ambos agora aposentados.

Pioneiro no trabalho com os cidadãos idosos, o Geti também atua no ensino, dando suporte às atividades de ensino do Bacharelado em Educação Física, e na pesquisa, estando vinculado ao Laboratório de Gerontologia (Lager) e apoiando estudos nas áreas de envelhecimento, saúde e atividade física. 

Hoje, oferece gratuitamente as seguintes atividades físicas, socioeducativas e culturais para pessoas idosas da comunidade:

  • Caminhada com exercícios funcionais;
  • Coral;
  • Dança;
  • Futebol adaptado (walking football);
  • Ginástica;
  • Hidroginástica;
  • Musculação;
  • Natação;
  • Pilates no solo;
  • Vôlei adaptado.

ASCOM | UDESC