A partir do próximo dia 10, a Escolinha de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) apresenta a 65ª Exposição com as produções artísticas dos alunos, desenvolvidas durante o ano de 2024. A Escolinha de Arte atende cerca de 200 crianças, com idades entre 5 e 12 anos. A mostra ficará em cartaz até 10 de novembro, com entrada gratuita, no Espaço Oficinas, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
Os trabalhos da área de Artes Visuais, como pinturas, desenhos, modelagem em argila e fotografia experimental, foram desenvolvidos com diversos materiais, técnicas e suportes, utilizando como referências vários artistas de diferentes linguagens e épocas, conhecendo a sua biografia e sua trajetória. Algumas exposições presentes nos espaços expositivos do Centro Integrado de Cultura (CIC) também inspiraram estas produções.
No âmbito das Artes Cênicas, serão expostos bonecos de meia e bonecos de palito, que integram os cenários criados pelos alunos. Estas personagens foram desenvolvidas a partir de atividades de improviso, criação teatral e reflexão sobre histórias de livros, lendas, animações e filmes do universo infantojuvenil.
Sobre a Escolinha
A Escolinha de Arte de Florianópolis foi criada em agosto de 1963 pela diretora do Departamento de Cultura da Secretaria da Educação e Cultura Profª. Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva e pela Profª. Maria Helena Galotti. Iniciou suas atividades junto ao Museu de Arte Moderna de Florianópolis, hoje Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), que na época situava-se na Casa Santa Catarina. Naquela época a sua filosofia seguia os moldes da Escolinha de Arte do Brasil, valorizando a espontaneidade e a liberdade de expressão.
Em 1968, o Museu de Arte Moderna de Florianópolis foi transferido para uma casa na Av. Rio Branco e a Escolinha de Arte passou a funcionar no subsolo desta casa.
Em março de 2008, a Escolinha de Arte passou a funcionar nas dependências do Centro Integrado de Cultura (CIC).
Fonte: ASCOM | FCC