Neste sábado, 19, o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, promoveu um mutirão para a detecção precoce de ambliopia, condição conhecida popularmente como “olho preguiçoso” que se caracteriza pela fraqueza na visão de um dos olhos. Ao todo, 53 crianças passaram por exames oftalmológicos. Aquelas que apresentaram dificuldades de visão serão encaminhadas para acompanhamento especializado.
O foco da ação foi identificar problemas de visão, em especial a ambliopia, condição que ocorre quando um dos olhos tem a visão mais fraca, pois o cérebro começa a “ignorar” as imagens vindas desse olho, favorecendo o olho mais forte. Isso pode ser causado por problemas como erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo), estrabismo (olhos desalinhados) ou até catarata congênita.
Além do atendimento médico, o evento contou com a presença de super-heróis para entreter os pequenos e atividades recreativas promovidas por voluntários da Associação de Voluntários de Saúde (AVOS), como pintura de desenhos temáticos.
A ação faz parte de uma iniciativa maior organizada pelo Centro Latino-Americano de Estrabismo (CLADE) e acontece durante o “Mês da Ambliopia”, celebrado em outubro em mais de 20 países da América Latina e na Espanha. O objetivo da campanha é aumentar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, já que, se diagnosticada cedo, a ambliopia pode ser tratada e corrigida, proporcionando uma visão saudável para a criança ao longo da vida.
Fonte: ASCOM | SES