Com o título Suporte para a Educação Especial – um trabalho intersetorial, ocorreu nesta quarta-feira, 23, uma reunião técnica e pedagógica de alinhamento entre Secretaria de Estado da Educação (SED) e Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), com a presença das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) de todo o estado.
“É fundamental essa antecedência nas nossas ações para que 2025 seja um ano letivo ainda mais inclusivo. Nossa prioridade é sempre oferecer a melhor educação para todos os nossos estudantes”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
“Essa reunião visa reaproximar as Coordenadorias Regionais de Educação com a FCEE, queremos propor assessorias, capacitações, formações e estarmos mais perto das escolas em todo o estado de Santa Catarina”, explicou a supervisora de Atividades Educacionais Extensivas da FCEE, Grazielle Franciosi da Silva.
O gerente de Modalidades e Diversidades Curriculares da SED, Anderson Rodrigo Floriano, destacou a importância do evento e da presença de representantes de todas as regiões do estado. “Hoje é um momento muito importante, trouxemos de todo o estado os coordenadores e supervisores regionais de educação, e também os responsáveis técnicos pela modalidade de educação especial nas regionais”, afirmou, acrescentando que um dos objetivos do evento é “pensar no processo da educação inclusiva dos nossos estudantes”.
O evento ocorreu no auditório do campus da FCEE, em São José, e qualificou os técnicos responsáveis pela Educação Especial das CREs sobre questões referentes às orientações administrativas e pedagógicas da Educação Especial, com foco no ano letivo de 2025.
“A participação de todos é essencial para garantir que 2025 seja mais inclusivo, promovendo avanços significativos para a Educação Especial em Santa Catarina”, finaliza a secretária adjunta do Estado da Educação, Patrícia Lueders.
Ao longo do evento ocorreu a apresentação da Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina e seu papel diante das unidades escolares, das diretrizes do serviço de atendimento educacional especializado, esclarecimentos sobre o papel e atribuição do segundo professor, entre outros temas.
Também foi apresentada a publicação da FCEE intitulada “Orientações sobre abertura e funcionamento de Polos de AEE/TEA na rede regular de ensino do estado de Santa Catarina”.
O encontro é uma parceria entre SED e FCEE, por meio da Diretoria de Ensino e da Gerência de Modalidades e Diversidades Curriculares da SED e da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE.
Fonte: FCEE Imprensa