São 1.276 novos estudantes que poderão realizar o sonho de cursar o Ensino Superior, graças ao Universidade Gratuita. O Governo do Estado abriu um cronograma extra para que os interessados pudessem se candidatar e terem a chance de começar os estudos ainda neste ano.
Somente em 2024, o maior programa estadual de formação superior do Brasil concedeu mais de 41 mil benefícios. O investimento anual do Governo de Santa Catarina para a realização do programa neste ano, que encerrou o período de concessões na última terça-feira, 22, ultrapassou R$ 507 milhões.
Os beneficiados devem seguir os critérios de adesão e têm direito à integralidade do pagamento de suas mensalidades, ou seja, o Estado pagará o valor total da graduação até o último semestre do curso em que está matriculado. Até 2026, a expectativa é que o investimento no programa Universidade Gratuita supere R$ 1,2 bilhão, beneficiando até 70 mil estudantes.
“Com o cronograma extra, conseguimos realizar o sonho de 1.276 estudantes ainda neste ano. É mais um motivo de orgulho e satisfação para Santa Catarina proporcionar oportunidades como esta. O governador Jorginho Mello vem fazendo história”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Vale destacar ainda que o estudante beneficiado com a assistência financeira do programa Universidade Gratuita deverá, obrigatoriamente, prestar contrapartidas em serviço à população do Estado.
O Programa Universidade Gratuita está direcionado às instituições fundacionais, presentes no Estado há muitos anos, e que não possuem fins lucrativos. Ao todo, são 16 instituições universitárias espalhadas por toda Santa Catarina que estão cadastradas no programa, em que os estudantes matriculados podem se inscrever e concorrer ao benefício.
Fumdes
O Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), outro grande programa de assistência estudantil, beneficiou mais 245 estudantes com o cronograma extra.
Este programa funciona como um fundo de recurso específico que atende e beneficia estudantes de graduação em 44 instituições privadas de ensino superior, com fins lucrativos, operantes no Estado de Santa Catarina, cadastradas no programa.
Diferentemente do que acontece no Universidade Gratuita, o estudante favorecido pelo Fumdes recebe um valor percentual, que varia de acordo com a condição de carência do aluno, para auxiliar no pagamento das mensalidades até o final da graduação. Neste caso, a contrapartida é proporcional à duração e condições do benefício recebido.
Fonte: ASCOM | SED